sexta-feira, agosto 10, 2012

Biblioteca nasce com 13 mil livros levados de Portugal

A primeira biblioteca pública de Bissau vai nascer nas próximas três semanas pela mão de cinco voluntários da organização "Afectos com Letras" que "na bagagem" levam 13 mil livros recolhidos em Portugal, anunciou a instituição.

O projecto nasceu em dezembro quando, durante uma missão na Guiné-Bissau, a associação recebeu o desafio do ministro guineense da Educação: "Convidou-nos a fazer uma biblioteca na cidade de Bissau, porque não há nenhuma biblioteca pública", contou a presidente da associação sediada em Pombal.
Joana Benzinho explicou que a organização lançou então uma campanha de recolha de livros - que contou com o apoio da biblioteca municipal de Pombal, da rede de bibliotecas escolares e de câmaras e bibliotecas do país - e entre 25 de março e 25 de junho foram recolhidos 13 mil livros.
"Foram todos catalogados pelos técnicos da rede de bibliotecas de Pombal" e estão agora a chegar a Bissau, num contentor que leva ainda estantes e 10 computadores oferecidos pela empresa JP Sá Couto, contou a responsável.

Na próxima segunda-feira, cinco voluntários da associação chegam a Bissau e, ao longo das próximas três semanas, contam montar a biblioteca nas instalações cedidas pelo Instituto Politécnico Benhoblô e deixá-la a funcionar até ao fim do mês.
Entre os livros enviados vão "muitos livros infantis, muita literatura portuguesa, romances estrangeiros e enciclopédias", assim como alguns livros em francês, "dado o contexto regional da Guiné-Bissau, rodeada por países francófonos".
Muitos são livros novos, oferecidos por editoras que se associaram à "Afectos com Letras", mas também há livros em segunda mão, dados por particulares e sujeitos a uma triagem: "Queremos fazer uma biblioteca em condições, não um depósito de livros antigos e em mau estado", sublinhou Joana Benzinho.

A biblioteca ficará a cargo de um funcionário, que receberá apoio e formação contínua por videoconferência a partir da Biblioteca Municipal de Pombal.
Em dezembro, a associação conta levar a Bissau técnicos da biblioteca de Pombal para dar formação, de forma a dinamizar a biblioteca guineense com atividades como a hora do conto ou o cantinho da criança, e até lá vai continuar a recolher livros em Portugal.
"É um projeto que não se esgota com a abertura da biblioteca. Queremos continuar a alimentá-la com livros e a dar qualidade ao espaço", disse Joana Benzinho.
Para quem queira contribuir com livros, basta entregá-los na sede da organização, em Pombal, ou na Biblioteca Municipal da cidade.
Criada em setembro de 2009, a Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela Formação, Saúde e Educação tem como missão a melhoria das condições de vida das crianças da Guiné-Bissau.
A Biblioteca Pública resulta de uma parceria da "Afectos com Letras" com a Rede de Bibliotecas de Pombal, as Bibliotecas Escolares e o Instituto Politécnico Benhoblô, em Bissau.

Sem comentários: