sexta-feira, julho 20, 2012

Recauchutagem Nortenha avança para Angola


A Recauchutagem Nortenha (RN), com o apoio da Portugal Ventures (ex-Aicep), da Caixa Capital e da Mota-Engil Indústria e Inovação, todos parceiros no programa "Internacionalizar em parceria" vai avançar para Angola. O objectivo é lançar, de imediato, uma unidade de recauchutagem de pneus off-road, ou seja de unidades usadas pela camionagem, sobretudo na áres mineira, a par da vertente da distribuição e assistência pós-venda em Angola.

O projecto anunciado hoje e que contou com a presença do responsável da Nortenha, José Gomes, do presidente da ME Inovação, Arnaldo Figueiredo, e ainda de Epifânio da Franca, administrador da Portugal Ventures, implicará um investimento de 1,8 milhões de euros.

O projecto passa pela constituição de uma sociedade local entre a Recnor SGPS, detentora da RN e os parceiros do programa, criando uma unidade industrial de raiz em Luanda. A partir da sede a empresa fará a deslocalização para as operações de manutenção e vendas nas regiões mineiras. O arranque será feito neste nicho de negócio, mas rapidamente a companhia tem previsto actuar em todas as frentes na área dos pneus, incluindo veículos ligeiros. O projecto incluirá oficina de calibragem e também venda de pneus novos.

Gomes acredita que este tipo de manutenção resultará numa poupança para as empresas na parte de custos de pneus que pode chegar aos 40%. A empresa arrancará com 35 colaboradores, sete dos quais expatriados que farão a formação. Tendencialmente aumentará o número de trabalhadores locais.

Figueiredo realçou as oportunidades que acontecem em África e países da América latina e que os empresários nacionais deverão aproveitar. A RN facturou 21,5 milhões de euros no ano passado, 30% dos quais são exportações para a Europa, onde actua em nichos de mercado, caso dos pneus de inverno e pneus para a indústria. No 1º semestre a actividade global cresceu 7% em termos homólogos, muito embora o mercado doméstico tenha caído 14%. A empresa está a tentar entrar em novos mercados, caso do Panamá e do Reino Unido. Neste último procura parceiros de distribuição.

Sem comentários: