terça-feira, julho 17, 2012

Portugal e Brasil são dois países que se "conhecem pouco", diz Grassi

O comissário-geral do Ano do Brasil em Portugal, António Grassi, considerou hoje, em Lisboa, que o evento vai mostrar a realidade de dois países ligados pela História, a cultura e a língua, "mas que se conhecem pouco".

Sobre o evento Portugal no Brasil - Brasil em Portugal, que foi apresentado hoje no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, o responsável sublinhou que o objectivo é sobretudo "dar a conhecer dois países contemporâneos".
O evento oficial, organizado pelos dois países, e que vai decorrer com programações em simultâneo, em Portugal e no Brasil, a partir de 7 de setembro deste ano, foi apresentado também pelo comissário-geral do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa, com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

De acordo com Grassi, que preside à Funarte - Fundação Nacional de Artes, no Brasil, dezenas de artistas brasileiros vão passar por Portugal, ao longo de dez meses - até 10 de junho de 2013 -, provenientes das mais variadas áreas criativas, desde a literatura, a música, o teatro, a dança, o circo, às artes visuais.
"A cultura é uma ferramenta muito importante para dialogar em todas as áreas, como a económica e de inovação tecnológica", sublinhou o responsável, acrescentando que, apesar de já ter apresentado um evento semelhante em França, Portugal "é especial pela língua comum, podendo apresentar uma vertente literária interessante". De acordo com Grassi, "a ideia é que se deixe um legado, uma continuidade", da presença cultural brasileira em Portugal.

De acordo com o comissário-geral, a organização do evento Brasil em Portugal está em negociações para criar um espaço na LX Factory, em Lisboa, onde serão apresentados várias iniciativas culturais, e que será designado por Espaço Brasil.

Estão já confirmados os artistas que estarão na abertura do evento, de 21 a 23 de setembro, no Terreiro do Paço, com Ney Matogrosso, e um concerto de artistas brasileiros e portugueses, no qual vão participar Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Zé Ricardo, Paulo Gonzo, Carminho e Boss AC.
Entre a vasta programação, haverá um ciclo de teatro brasileiro no Teatro Nacional D. Maria II, uma exposição do artista Helio Oiticica, no Museu Coleção Berardo, uma exposição de "design" brasileiro no MUDE - Museu do Design e da Moda, em Lisboa, além de espetáculos de rua, encontros, palestras e workshops, em todo o país.
Segundo o comissário a iniciativa Brasil em Portugal representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, para os quais espera vir a receber ainda mais patrocínios.

Sem comentários: