quinta-feira, julho 05, 2012

Empresa canadiana investe até 66 milhões na mina de ouro de Jales


O consórcio composto pela empresa canadiana, Almada Mining, e pela EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, venceu o concurso para a exploração experimental da mina de ouro de Jales/Gralheira, em Vila Pouca de Aguiar, concelho de Vila Real.

De acordo com Carlos Caxaria, subdirector geral da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), das quatro empresas que apresentaram proposta, o consórcio da Almada Mining foi o que apresentou a oferta mais competitiva com um "preço três vezes superior" aos dos outros concorrentes.

O consórcio pretende investir até 66 milhões naquela mina de ouro, dos quais 26 milhões serão aplicados nos próximos três anos e os restantes 40 milhões serão aplicados já na fase de concessão definitiva, ou seja, se ao fim dos três anos se perceber que existe ouro suficiente para extrair e tornar a mina comercial.
"Ou é desta que ficamos com uma mina de ouro em Jales ou então é porque não temos mina", disse Caxaria, esta tarde na apresentação do vencedor do concurso, acrescentando que só nesta fase de exploração as duas empresas criarão 100 postos de trabalho diretos e 250 indiretos.

"Este é mais um passo para colocar o sector mineiro a contribuir para a economia nacional", disse ainda, lembrando que além dos empregos criados, o desenvolvimento deste sector traz investimento estrangeiro para Portugal, os impostos que são pagos por essas empresas, a exportação dos minérios e ainda "as royalties, se houver exploração".
Estas royalties, que são pagas ao Governo como uma espécie de taxa por terem a oportunidade de explorar solo português, poderá rondar "os 3% a 4% do valor do minério à boca da mina", adiantou Carlos Caxaria, acrescentando ainda que desse valor, cerca de 1% poderia ir para as autarquias.

Esta tarde foram também assinados quatro novos contratos de concessão de recursos minerais metálicos que no total representam um investimento de 6,8 milhões de euros por parte das empresas.
Destes quatro, três são para pesquisa de vários tipos de minérios, como ouro, prata, chumbo, zinco ou cobre, e estão situados nas áreas de Monte das Mesas, no Alentejo; em Arcas, no concelho de Chaves e ainda em Banjas, perto do Porto. E um deles é já para exploração. Esta mina de ouro, que se encontra numa fase mais avançada fica também em Banjas e será explorada também pela Almada Mining, a mesma empresa que ganhou Jales e que é detida pela candiana Petaquilla Minerals.
Segundo Caxaria, esta empresa investirá 2,3 milhões de euros nos três anos de exploração, um investimento que poderá crescer até aos 5,3 milhões de euros.

Sem comentários: