terça-feira, julho 03, 2012

China: Um ministro cristão “muito importante” de Portugal no Templo do Céu

O ministro dos Negócios Estrangeiros visitou o Templo do Céu antes de dar início às reuniões oficiais com o Governo da China. O cristão Paulo Portas cumpriu os costumes locais e foi considerado um ministro “muito importante” pelo homólogo chinês.

Na China, sê chinês: os costumes locais recomendam uma visita ao Templo do Céu, para garantir boa sorte, e Paulo Portas cumpriu essa indicação. No primeiro de quatro dias dedicados a reuniões oficiais, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal seguiu os preceitos e a primeira recompensa veio pouco depois, quando reuniu com o homólogo chinês.

Na Ásia, tão importante como o que se diz é a forma como se diz. Yang Jiechi seguiu as regras protocolares do discurso, mas considerou que “o senhor Ministro é muito importante”, com outros elogios, dando a entender que o governante português está a ser recebido com atenção por parte das autoridades do Império do Meio.
O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou que a China está interessada numa “cooperação estratégica com Portugal a nível global”, revelando que a segunda maior economia do mundo está atenta ao que se passa na ponta da Europa: “o senhor Ministro e o seu Governo fizeram grandes esforços na área da economia e gostaríamos de dar votos de sucesso para as vossas reformas”.
O homólogo português agradeceu e prometeu a “reafirmação do interesse na parceria estratégica com a China”, lembrando que esse interesse não é de agora, pois “as relações entre os dois países são centenárias e sem conflitos”.

Sem comentários: