sexta-feira, junho 29, 2012

Exportações: caminho aberto para a carne portuguesa na Rússia


O Ministro de Estado e Negócios Estrangeiros (MENE) conseguiu abrir portas para a exportação da carne portuguesa para a Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão.

O desbloquear das exportações da carne nacional para a Rússia era o principal objetivo da visita de Paulo Portas, hoje, a Astana, capital do Cazaquistão. Porque estas exportações encontravam-se dependentes de uma tripla autorização, que tem que ser conseguida junto das autoridades de Moscovo, Minsk e Astana.
A partir desta decisão, as exportadoras portuguesas de carne terão acesso a um mercado potencial de 170 milhões de consumidores.

De acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) estes três países - Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão - têm uma união aduaneira, "o que significa que o acesso a um destes mercados siginifica o acesso a todos, ao contrário, havendo objecções por parte de um deles, isso é o bastante para bloquear as exportações para todos".
O MNE refere ainda que há vários anos que Portugal tentava desbloquear a falta de autorização por parte das autoridades do Cazaquistão, o que agora foi possível.
As autoridades do Cazaquistão credenciaram 44 empresas para poderem exportar "não apenas para aquele país como para todo o mercado regional".

Paulo Portas fez esta visita relâmpago de 24 horas a Astana acompanhado por um grupo de 15 empresários com interesse naquele mercado, numa missão organizada pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo. Os sectores empresariais mais representados eram o farmacêutico, e-governance, energia, ambiente e vinho.

O MENE fez ainda uma intervenção na abertura do 2º Seminário Empresarial Cazaquistão - Portugal, que decorreu em Astana, e durante a qual defendeu o reforço das relações comerciais entre os dois países, neste momento bastante desequilibradas a favor das importações do Cazaquistão.
Portas defendeu uma relação económica “win-win” entre os dois países, apelando a que seja facilitado o acesso de empresas portuguesas a oportunidades de negócio no Cazaquistão.

No âmbito desta visita foi ainda assinado um Memorando de Entendimento entre a AICEP e a sua congénere do Cazaquistão, tendo em vista uma maior cooperação que venha a facilitar as relações económicas e comerciais entre os dois países.

Sem comentários: