segunda-feira, maio 14, 2012

Universidades Católica e Nova entre as 50 melhores do mundo a formar executivos

Duas universidades portuguesas integram a lista das 50 melhores do mundo na formação de executivos. A Católica e a Nova, nos 46.º e 47.º lugares, foram distinguidas numa tabela em que a Universidade do Porto ficou próxima, com o 64.º posto.

Duas das 50 melhores universidades do mundo, no que concerne às escolas de gestão e de formação de executivos, são portuguesas. A Católica – Lisbon School of Business and Economics e a Universidade Nova – A Nova School of Business and Economics foram eleitas, respetivamente, a 46.ª e a 47.ª melhores do mundo, numa tabela elaborada pelo prestigiado jornal económico Financial Times (FT).
O segredo dos nossos cursos reside no elevado grau de exigência e nos esforço constante de atualização dos currículos, por forma a darmos resposta ao que são as necessidades das empresas, pois as tecnologias alteram-se e tentamos adaptar os cursos a essas novas realidades”, explicou Fátima Barros, directora da Católica.
Esta escola de gestão destacou-se, em especial, na vertente de internacionalização, na qual foi eleita a 18.ª melhor. “As próprias empresas vão pedindo perfis diferentes nas pessoas que recrutam. Cada vez mais as procuram outras coisas além dos conhecimentos técnicos e temos feito um esforço grande para que os nossos alunos tenham uma formação holística, no sentido de terem uma formação bastante abrangente que cubra várias áreas, sobretudo aspetos relacionados com desenvolvimento de competências pessoais”, complementou Fátima Barros.

Da parte da Universidade Nova, o administrador da formação para executivos, Nadim Habibe, destacou a prestação das instituições nacionais na lista do FC, salientando que as escolas de gestão nacionais “têm qualidade não só em Portugal, mas também internacionalmente”.
O 47.º lugar da Nova “é um reconhecimento de trabalho já feito”, sobretudo na selecção dum quadro docente que prima pela competência, e um incentivo, “porque demonstra que a nossa forma de ensinar e de trabalhar com empresas e executivos está ao nível dos 50 melhores do mundo”.

Na mesma lista, destaca-se a prestação da EGP - University of Porto Business School. A Universidade do Porto continua a subir e, na segunda vez em que concorre, ascendeu ao 64.º lugar. O reitor, Nuno de Sousa Pereira, salientou que o salto registado do ano passado para o corrente é um reconhecimento da evolução da escola de gestão portuense, “bem como a concretização de uma estratégia sustentada de acreditação internacional e de forte proximidade com o setor empresarial em que temos investido desde há pouco mais de dois anos”.

Sem comentários: