segunda-feira, abril 30, 2012

Liga de Futebol - O Demérito do Benfica

Poder-se-ia dizer que era mais um campeonato da fruta, basta recordar os jogos do SLB com a Académica ou o campeão FCP mas isso não explica tudo.

O Benfica foi a melhor equipa a jogar... Foi
O Benfica foi prejudicado pelas arbitragens... Foi
O Benfica foi campeão... não 

Foi o FCP e sobretudo por demérito do Benfica.

Quem é responsável? Jorge Jesus definitivamente.

Mas deverá ser substituído? Talvez.

Encontro sobretudo três motivos para a época falhada. 

1 - Má gestão da condição física dos jogadores. O fim da época foi penoso para todos os jogadores incluindo aqueles que não são titulares absolutos. Esta situação passou-se o ano passado e este ano repetiu-se da mesma forma. Revela incapacidade de Jesus em gerir o plantel, querendo que os jogadores dêem 120% em cada jogo. Pode ser bonito mas é insustentável. Os picos de forma existem, estão estudados e Jesus faz deles letra morta. Isso viu-se perfeitamente, e nota-se bem quando por exemplo durante grande parte da época os jogadores ganhavam a maior parte das bolas divididas, no fim perdiam quase todas.

2 - Má gestão mental. Esta entronca no ponto anterior, mas vejamos, nos jogos decisivos o FCP ou o Real Madrid não falharam (excepto com o Bayern jogo que até venceram). Todos os jogos decisivos do Benfica excepto com o Braga, resultaram em derrotas ou empates.

3 - A insistência em Emerson. Desconheço a razão, talvez por ter sido um jogador contratado pelo próprio JJ que na sua arrogância decidiu fazer do homem um jogador de nível para o Benfica. Durante anos e anos os Defesas Esquerdos do Benfica foram pouco mais que razoáveis e este conseguiu ser o pior de todos. E isto com um campeão do Mundo no banco. Enfim, uma triste teimosia. Nada tenho contra o homem Emerson , mas se a defender revela alguma consistência apesar de contra avançados rápidos ser gato sapato, a atacar é de uma nulidade confrangedora. Recordo-me por exemplo o empate de má memória contra a Académica em que Emerson conseguiu de uma forma ou outra perder TODAS as bolas que lhe chegavam aos pés, anulando todas as iniciativas de ataque pelo lado esquerdo.

Assim de repente lembro-me que Nolito foi sempre uma espécie de proscrito, Saviola que numa época inteira não jogou foi lançado às feras na fase decisiva, caso Rubén Amorim, Caso Carlos Martins, etc etc.

Uma coisa é verdade, quanto mais apagaram Rui Costa mais erros JJ cometeu. Um ponto para Vieira reflectir. 

De contratações o homem, JJ também pouco percebe.

Ainda assim talvez não seja o ideal despedir o treinador. JJ já provou que pode colocar a equipar a jogar um futebol fantástico... Vide o melhor Benfica em 30 anos, curiosamente um plantel que não foi construído por ele.

O projecto não tem pés de barro apesar de tudo, o plantel tem boas soluções as participações europeias têm vindo em crescendo. 

Se eu fosse o presidente do SLB agiria da seguinte forma. Tentaria perceber se JJ tinha noção dos erros cometidos e se faria uma análise correcta da época. Se o fizesse e se adoptasse estratégias para o evitar novamente, eu contaria com ele, retirava-o das contratações (embora obviamente sujeita-se os nomes a aval do treinador) e reforçaria o papel de Rui Costa.

Se da análise feita por JJ resultasse um alheamento da realidade escamoteando responsabilidades ou atribuindo o falhanço a factores externos, aí sim, acho que não valeria a pena continuar a aposta num treinador que na sua arrogância não consegue adaptar-se às condições e assumir responsabilidades. 

Esperemos que Vieira analise bem a situação e que aja em conformidade. 
  

Sem comentários: