domingo, abril 15, 2012

Jeremy Irons defende mais produções estrangeiras em Portugal

O actor britânico Jeremy Irons defendeu hoje que Portugal devia acolher mais produções de cinema internacionais, como a que está actualmente a rodar no país, "Comboio noturno para Lisboa", do dinamarquês Bille August.
"Portugal tem tantas possibilidades e potencial", elogiou o actor numa conferência de imprensa, em Lisboa, com a equipa de rodagem e na presença dos secretários de Estado do Turismo e Cultura, Cecília Meireles e Francisco José Viegas, respectivamente, e do presidente da câmara da capital, António Costa.
Falando directamente para estes três responsáveis, Jeremy Irons disse que Lisboa é "uma joia que devia ser preservada" do ponto de vista arquitectónico, cultural e gastronómico: "Têm que perceber o que têm em Lisboa".
Irons defendeu que, num momento de austeridade, o país devia estar mais aberto a acolher a rodagem de produções estrangeiras, que possivelmente ajudem a melhorar a economia portuguesa.
No final da conferência de imprensa, Francisco José Viegas disse que concorda com o repto lançado pelo actor.
"O que temos que valorizar em Portugal é a paisagem e o património e é um ponto essencial na nossa atividade e a lei do cinema favorece justamente esse ponto", disse.

Jeremy Irons, que esteve há vinte anos em Portugal a rodar "A casa dos espíritos", também com Bille August, é um dos protagonistas de "Comboio noturno para Lisboa", que entrará na quarta semana de rodagem nesta adaptação do romance homónimo do escritor e filósofo suíço Pascal Mercier.

Sem comentários: