quinta-feira, junho 30, 2011

Portugal: Economia paralela vale 33 mil milhões de euros

33 mil milhões de euros, ou seja, 20% do PIB (riqueza nacional produzida anualmente no país) anda à margem da Lei e não paga impostos!

Trata-se de dinheiro que circula à marem da Lei, e que representa um obstáculo ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo um estudo da consultora AT Kearney e de Friedrich Schneider, da Universidade de Linz na Áustria, para a Visa Europe, apresentado esta quinta-feira, os sectores automóvel, da restauração, transportes, hotelaria, lojas de venda não especializada, e cantinas e catering, são aqueles que, na indústria, mais contribuem para a economia paralela em Portugal.

O valor registado em Portugal anda próximo da média dos países da União Europeia e do Sul da Europa, onde a economia paralela representa mais de 2 biliões de euros, aproximadamente 20% da riqueza produzida na Europa.

De acordo com o estudo, em Portugal 2,5 mil milhões de euros podem ser recuperados com a introdução de medidas que desburocratizem o sistema judicial, agravem as coimas e sentenças relacionadas com a evasão fiscal, dificultem o trabalho e as vendas não declaradas e limitem os pagamentos em dinheiro, no fundo os principais factores da economia paralela em Portugal.

O estudo analisou a estrutura da economia paralela em 12 sectores de actividade económica, em 12 países europeus, incluindo Portugal.

Timor-Leste: Governo quer ter Galp como parceira

Ideia passa por desenvolver a indústria do petróleo na costa sul.
O presidente da Galp disse esta quinta-feira que a petrolífera portuguesa "olha para Timor com rigor, qualidade e ambição" e que os planos para a costa sul do território são uma das razões da deslocação a Díli.

Manuel Ferreira de Oliveira falava à margem da conferência Energia em Timor-Leste, co-organizada pelo Parlamento timorense, pelo Governo de Timor-Leste e pela Galp Energia, que decorre durante dois dias em Díli, em que participam também a Petrobras e a Petrogal Angola, além de autoridades timorenses.

Em causa está o "mega-projeto" do Governo timorense, denominado "Tasi Mane", hoje pormenorizadamente descrito na conferência pelo secretário de Estado dos Recursos Naturais timorense, Alfredo Pires, que visa o desenvolvimento industrial da costa sul, com o sector do petróleo e do gás, escreve a Lusa.

O projecto prevê uma base de fornecimento no Suai, com um porto de mar e aeroporto, um pólo de refinação e indústria petroquímica em Betano, e instalações de liquefacção de gás em Viqueque/Betasso, que tem estado na origem da polémica com a petrolífera australiana Woodside, porque pressupõe a ligação em gasoduto ao campo de exploração conjunta de Sunrise, e a concessionária prefere fazer uma plataforma flutuante para processar o gás.
"Esses projectos estão todos neste momento em gestação e uma das razões pelas quais estamos aqui é para os conhecer e para perceber quais são os planos que Timor tem para a construção do seu futuro e estudá-los. Temos o dever de o fazer porque olhamos para Timor com rigor, com qualidade e com ambição", declarou Manuel Ferreira de Oliveira.

As autoridades timorenses estão especialmente interessadas em ver a Galp envolvida no pólo de Betano, como hoje mesmo admitiu o secretário de Estado dos Recursos Naturais.
"Tive uma conversa com a Galp e depois vamos falar melhor sobre as expectativas que temos. Vamos assinar um memorando de entendimento e esse é um dos assuntos que queremos discutir e é uma das possibilidades em aberto. São questões comerciais e os estudos de viabilidade estão feitos. Agora terá que se decidir quem vai participar, mas haverá sempre preferência às parcerias estratégicas" afirmou.

quarta-feira, junho 29, 2011

UNESCO Património Português


Pelo menos mais um local de Origem Portuguesa no Mundo foi nomeado património mundial pela UNESCO. Agora é a vez do Forte Jesus de Mombaça, no Quénia.

Mais uma pintalgada na História de Portugal.

Campanha de promoção turística do Alentejo gera protestos

O jornal Público dá conta na edição de hoje de uma onda de protestos através de uma petição que circula na Internet e de comentários nas redes sociais contra uma campanha apoiada pelo Turismo de Portugal e em curso nas cidades espanhola.

O lema da campanha é "Conquista el Alentejo".

A bandeira espanhola hasteada no areal de Tróia que surge nos cartazes da campanha, lançada pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, é um dos motivos da discórdia.

Escreve o Público que os críticos consideram os cartazes espalhados pelo país vizinho "no mínimo embaraçantes" e os conteúdos promocionais da campanha "absolutamente descaracterizantes da nossa cultura".

Blogue em Malaca

Descobri por mero acaso este blogue de um habitante em Malaca, orgulhoso da sua herança poruguesa. Interessante vindo de pessoas décadas esquecidas pelas autoridades nacionais.

É delicioso ver o dialecto português que além do inglês com que se escreve no blogue.

Podem visitar em http://santamaria-familia.blogspot.com/

Madeira: Santana classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) classificou o concelho de Santana, na Madeira, como Reserva Mundial da Biosfera.

A deliberação foi tomada pelo Bureau do Conselho Internacional de Coordenação do Programa “O Homem e a Biosfera”, da UNESCO, mas só será divulgada no final da reunião anual do Comité do Património que decorre até quarta-feira, em Dresden, na Alemanha.

A classificação, já comunicada à Câmara Municipal de Santana (CMS), representa “uma importante distinção para o nosso município e para a nossa região que, uma vez mais, vê reconhecida mundialmente a riqueza do seu património”, sublinhou o presidente da autarquia, Rui Moisés. E, acrescenta, “constitui, por si só, um factor promocional desta localidade “enquanto destino predominantemente turístico e com características e serviços de excelência”.

Esta reserva integra uma componente terrestre, correspondente a toda a superfície emersa do município e ainda uma componente marinha, contendo, no conjunto, uma grande diversidade de valores naturais e humanos, paisagísticos, ambientais e culturais singulares de interesse local, regional, nacional e internacional.

A diversidade natural manifesta-se por uma riqueza faunística e florística que incorpora um alto grau de endemismo e uma representação integral das unidades ecológicas mais relevantes da ilha da Madeira, desde os ecossistemas marinhos e costeiros até à vegetação de altitude, passando pela floresta Laurissilva.

Uma percentagem significativa da área do município possui classificação em termos de protecção, nomeadamente a Reserva Natural da Rocha do Navio (Área Marinha Protegida e Sítio da Rede Natura 2000), o Maciço Montanhoso Central (sítio da Rede Natura 2000) e a Laurissilva (Sítio da Rede Natura 2000 e Património Natural Mundial da UNESCO). Estas áreas correspondem às zonas núcleo da reserva aprovada, reforçando-se, com a classificação como Reserva da Biosfera a contribuição para a conservação e uso sustentável destas espécies e ecossistemas naturais.

Com a classificação de Santana, na Madeira, Portugal passa a ter, assim, seis Reservas da Biosfera, três das quais no arquipélago dos Açores. São elas as ilhas do Corvo, Graciosa e Flores, além da Reserva Natural de Paul de Boquilobo e do Parque Internacional Luso-Galaico Gerês/Xurês.

Berlengas vão ser declaradas Reserva da Biosfera

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) vai fazer esta tarde na Alemanha o anúncio oficial da classificação das ilhas Berlengas como Reserva Mundial da Biosfera.

O processo de candidatura, apresentado pela Câmara Municipal de Peniche (CMP), tinha como objectivos equilibrar as actividades locais com a protecção da biodiversidade. Participaram também neste esforço o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro, Escola Superior de Tecnologia do Mar, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

Aquando da entrega do processo, a CMP considerou que a distinção das Berlengas seria "o reconhecimento do valor do património natural da Reserva Natural das Berlengas", demonstrando também que há problemas de conservação da natureza e de desenvolvimento do espaço. Com esta candidatura a autarquia pretendia "promover a sustentabilidade ambiental, criando-se uma ligação entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento económico".

Quando as Berlengas receberem esta tarde a confirmação oficial, Portugal passará a ter sete Reservas da Biosfera, juntamente com Santana, Paul do Boquilobo, ilhas do Corvo, Graciosa, Flores e Gerês/Xurês.

O anúncio oficial será realizado no final da reunião anual do Comité do Património da UNESCO que termina hoje em Dresden, na Alemanha.

sábado, junho 25, 2011

Passos não poupou dinheiro porque o Governo não paga bilhetes na TAP

Os membros do Governo não pagam bilhete na TAP quando viajam em serviço e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, não poupou dinheiro ao Estado com a sua opção de viajar esta semana para Bruxelas em classe económica.

A TAP não quis falar sobre o assunto.
A informação de que os membros do Governo não pagam bilhetes na transportadora aérea nacional (uma empresa pública) foi avançada pelo Jornal de Negócios (JdeN) e confirmada pelo junto de um membro de um anterior Governo.

Esta prática já vem de longa data, mas a TAP não quis explicá-la. “A TAP não fala sobre viagens dos seus clientes nem sobre as condições que têm ou não têm”, disse o director de comunicação da empresa, António Monteiro.

Todos os membros do Governo, do primeiro-ministro aos secretários de Estado, estão isentos de pagamento das viagens em serviço na TAP (tal como acontece também na CP). No entanto, isso já não acontece com os membros dos seus gabinetes, cujos bilhetes são pagos, mas que normalmente já viajavam em económica. Se houver necessidade de membros do Governo viajarem noutras companhias aéreas, a nova política de Passos Coelho já levará a poupança de verbas.

Na quinta-feira, Passos Coelhos confirmou que ele próprio e todos os restantes membros do Governo viajarão para a Europa sempre em classe económica, para “dar o exemplo”, cumprindo assim uma promessa que tinha feito antes das eleições.

O JdeN contactou o gabinete do primeiro-ministro, onde um assessor não quis comentar o assunto, tendo adiantado que a fuga de informação não partiu do Governo.

Ao pôr os membros do Governo a viajar em económica para os destinos na Europa (não se sabe como será no longo curso), Passos Coelho não poupa directamente dinheiro mas liberta lugares na TAP em classe executiva, onde o preço dos bilhetes é muito superior, podendo por esta via permitir que nalguns casos a empresa venda bilhetes nesta classe que de outro modo estariam indisponíveis.

[Começaram as poupanças...]

China vai aumentar ajuda a Cabo Verde

O vice-ministro chinês do Comércio, Jiang Yao Ping, afirmou que a China vai aumentar a sua ajuda a Cabo Verde, além de aprofundar a cooperação económica tendo como "plataforma" a região administrativa de Macau.

Jiang Yao Ping falou no início desta tarde aos jornalistas após um encontro com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, enquadrado na visita de dois dias que efectua ao arquipélago, acompanhado pelo secretário para a Economia e Finanças do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, Tam Pak Yuen, e por uma delegação empresarial de Macau composta por 40 empresários.

Na audiência com o chefe do governo cabo-verdiano, Jiang Yao Ping afirmou ter trocado impressões sobre a cooperação económica, comercial, política, cultural e no sector da educação entre Pequim e Cidade da Praia.

"Todos nós apostamos muito na cooperação entre a China e Cabo Verde e dentro da nossa disponibilidade o governo da China vai aumentar as doações para o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde e também vamos continuar a promover a cooperação de investimentos", disse o vice-ministro chinês.

Jiang Yao Ping avançou ainda que esta visita tem uma vertente de cooperação económica forte, referindo-se à delegação de quarenta empresários de Macau que participam nesta viagem e que deverão promover uma bolsa de contactos com os operadores económicos locais.
"Desta vez chefiamos uma grande delegação empresarial e vamos trocar impressões com empresários locais para identificar novas oportunidades de cooperação para o benefício mútuo. Também apoiamos o investimento chinês em Cabo Verde", garantiu.

Para o governante chinês, o facto de em Macau se falar português e de "haver laços históricos e culturais muito estreitos" com Cabo Verde pode facilitar a plataforma de entendimento.
"Podemos aproveitar esta plataforma desempenhada por Macau para aprofundar a cooperação bilateral", sublinhou.

Durante a sua visita ao arquipélago, o vice-ministro do Comércio da China deverá assinar com Cabo Verde cinco acordos nas áreas de educação, energia solar, água e saúde.

A delegação chinesa parte nesta sexta-feira para a ilha do Sal onde terá oportunidade para fazer uma prospecção turística e visitar alguns empreendimentos turísticos.

quarta-feira, junho 22, 2011

Portugal "é o sítio certo" para a Embraer, diz presidente para a Europa

A implantação em Évora da Embraer "está a correr muito bem" e "Portugal é o sítio certo para desenvolver os novos projectos" do construtor brasileiro de aviões, afirmou em Paris o presidente da Embraer Europa (EE), Luiz Fernando Fuchs.

"Analisámos vários países e concluímos que Portugal seria o ideal" para implantar as novas fábricas no continente europeu, afirmou Fuchs. O presidente da EE, que participou numa conferência sobre o cluster aeronáutico português no Salão de Le Bourget, a norte de Paris, deu um retrato positivo do processo da construção das duas linhas de montagem da empresa brasileira em Évora.

Fuchs afirmou que a implantação em Portugal acontece numa lógica de globalização da Embraer, que construiu linhas de montagem na China e no Estado da Florida (EUA).
A escolha de Portugal "não foi determinada pelo factor de proximidade cultural, que também é importante, mas pelos factores de incentivos oferecidos pelo país e pela mão-de-obra altamente qualificada que responde às necessidades da Embraer".

As duas fábricas da Embraer perto de Évora, a Embraer Compósitos e a Embraer Metálicas, em terrenos contíguos numa área de 54 mil metros quadrados, estão em construção desde Novembro de 2010.
A linha de montagem ficará pronta em Dezembro de 2011 e a primeira produção está prevista para o segundo semestre de 2012, atingindo a capacidade total no segundo semestre de 2013, ainda segundo Fuchs.

Em Évora, a Embraer vai produzir principalmente componentes de dois aparelhos da aviação executiva, o Legacy 500 e o Legacy 450, estando o primeiro mais avançado, com o protótipo a ser produzido até ao final do ano no Brasil. "O Legacy 500 tem uma procura razoável e todo o equipamento e máquinas estão feitos para esse avião", afirmou.
Entre as várias peças que sairão das duas fábricas da Embraer estão "o aerofoil traseiro, todo o trem traseiro de estabilidade, a empenagem vertical do avião, partes da fuselagem e das asas e vários outros produtos que vão ser feitos em Évora e embarcados para o Brasil".

Em simultâneo com a construção das fábricas, a Embraer está a formar mão-de-obra nas OGMA, de que a empresa brasileira possui 65% do capital, e alguns quadros realizam um ano de formação no Brasil, "para tudo estar pronto quando a produção arrancar em Évora", disse ainda Fuchs.
"Não conheço nenhuma linha de montagem em nenhum país do mundo tão moderna como as fábricas de Évora, que arrancarão com a tecnologia mais moderna que existe actualmente", sublinhou o presidente da Embraer Europa.

O presidente da EE foi um dos participantes num programa organizado pela Aicep Portugal Global (a agência de investimentos e comércio externo portuguesa) ao longo da semana em Le Bourget, para divulgar o cluster aeroespacial português.
Portugal está pela primeira vez representado com um pavilhão próprio num dos mais importantes e mais antigos certames do sector a nível mundial. Ao todo, 36 empresas expõem as suas competências num espaço de 400 metros quadrados.

Republicano Tim Pawlenty sob fogo por comentário sobre Portugal

Num debate entre pré-candidatos à nomeação presidencial republicana a 14 de junho, Pawlenty criticou o chefe de Estado Barack Obama por "ver a América como um entre iguais em todo o mundo", quando os Estados Unidos "não são o mesmo que Portugal, o mesmo que a Argentina".

O Conselho Luso-Americano para a Liderança (PALCUS, na sigla em inglês) escreveu ao pré-candidato presidencial republicano Tim Pawlenty protestando contra um comentário "depreciativo" e "ignorante" sobre Portugal e as relações luso-americanas.

"Sentimos que o tom do seu comentário foi depreciativo e mostra ignorância sobre os factos relativos à impressionante história da República Portuguesa, [Não havia história antes da República... ] bem como à forte e constante relação bilateral de que desfruta com os Estados Unidos", afirma a associação, em carta datada de 20 de Junho e divulgada terça-feira.

No domingo, foi a Associação Nacional de Luso-Americanos (NOPA) a escrever a Pawlenty pelo comentário que também qualificou de depreciativo.
"Esperávamos que um candidato para o lugar de Presidente da nossa Nação estivesse mais ciente da importância dos laços bilaterais entre Portugal e os Estados Unidos para o futuro e defesa da América", afirma na carta Francisco Semião, diretor da NOPA.

Tal como a NOPA, a PALCUS apresenta um conjunto de dados sobre as relações entre os dois países e o papel internacional de Portugal, nomeadamente na NATO, para "melhorar a opinião" de Pawlenty sobre o país.

"É um ponto de vista que serve bem qualquer candidato à presidência no campo das relações externas. Por favor, não hesite em contactar-nos se necessitar de quaisquer outros recursos a este respeito", refere a carta divulgada pelo presidente da PALCUS, Fernando Rosa.

Empresa finlandesa faz paródia com Portugal em jogo no Facebook

"King of Portugal" é o nome do mais recente jogo da TTUrsas, uma companhia finlandesa que produz aplicações para o Facebook, mas também para o iPhone. Neste jogo, a empresa dá "créditos ilimitados" ao "Rei" de Portugal.

É mais um capítulo na “novela” entre Portugal e a Finlândia. Mas agora, em modo de jogo… Foi lançado no início de Maio, mas só agora começa a ter sucesso no Facebook.

O jogo é uma paródia ao endividamento excessivo de Portugal, através de um “Rei” que tem uma paixão: automóveis. “O rei de Portugal adora os seus carros rápidos, mas não tem dinheiro, só dívidas”, diz a apresentação do jogo.
Carregue no botão e obtenha uma carrada de dinheiro de outros países da União Europeia e utilize-o para comprar automóveis ainda melhores. Depois desfaça-os. Os créditos são ilimitados”, lê-se na “entrada” do jogo.

O objectivo do jogo é mesmo esse, o de desfazer veículos num percurso a duas dimensões. A tarefa não é fácil. Ganha quem conseguir mais proezas com o veículo, sem antes destruí-lo. Quando o destrói, a seguinte mensagem aparece: “Aqui está um automóvel novo. Consumir é bom para a economia”.

quinta-feira, junho 16, 2011

O conselho de um marreta, por Joge Fiel

in DN
O meu primeiro emprego, algures em 1978, foi na Revisão do Jornal de Notícias. Garantir que não faltava a letra fatídica em palavras perigosas como conta, pedido ou carvalhos não era emprego de sonho para um quartanista de História.

O horário era mau, pois pegava às 20.00, mais ou menos à mesma hora que as minhas amigas e amigos iniciavam com um jantar no Botas ou no Papagaio um programa de noite bem mais sexy que o meu.

E as regras de funcionamento da secção, superiormente estabelecidas pelo chefe - o sr. Almeida, que protegia os punhos com manguitos e adjectivava de "asnáticas" as nossas distracções -, eram péssimas.

Como no ocaso dos agitados 70 os jornais já tinham engrenado a marcha atrás na hora de fecho, por volta das duas da manhã a prova da 1.ª página já estava revista e assinada.

Apesar de não haver mais nada para fazer, só tínhamos ordem de soltura quando batiam as três, pelo que ficávamos todos na conversa mole e a olhar para os ponteiros do relógio da parede.

Na fé religiosa que o sr. Almeida depositava no estrito cumprimento do horário do trabalho não havia espaço para me deixar sair cinco minutos antes da hora, a tempo de apanhar o último autocarro da carreira 1, que partia de Sá da Bandeira às 03.00 e fazia a Marginal até Matosinhos.


Várias vezes lhe impetrei (o sinónimo do verbo pedir que o sr. Almeida preferia usar no dia-a-dia) esse pequeno favor, mas sempre sem sucesso, pelo que não me restava outra hipótese senão transferir para os taxistas o dinheirinho ganho nessa noite - ou então vencer a pé a distância entre Gonçalo Cristóvão e as torres vermelhas da Pasteleira.

Trabalhar na Revisão do JN não foi um emprego de sonho, mas eu mantive-o, até não ser renovado o contrato (quando fui chamado para a tropa), na vã esperança de que ele fosse um atalho rápido para ingressar na Redacção - na verdade não foi, pois só agora, 33 anos depois, me tornei jornalista do JN.

Vem esta recordação a propósito do facto de apenas 7% dos jovens (sub-30) portugueses se sentirem motivados para trabalhar, um dos mais baixos valores encontrados pela GFK numa sondagem realizada em 25 países europeus.

Eu sei que policiar a concordância numa frase é bem melhor que trabalhar num call center. Eu aceito que seja muito aborrecido ser a primeira geração que vai viver pior que a dos seus pais. Eu concordo que é tramado perceber que vão ser frustradas as expectativas num futuro sorridente, construídas numa infância e adolescência fáceis. Mas aviso a autodenominada geração à rasca de que não adianta nada culpar os outros pelos nossos problemas - nem esperar que alguém os vá resolver. O melhor que têm a fazer é começarem já a construir o futuro com os vossos próprios recursos.

UE e Guiné-Bissau assinam protocolo no sector das pescas

A União Europeia e a Guiné-Bissau assinaram quarta-feira ao final do dia um protocolo provisório no setor das pescas com duração de um ano, devendo o novo acordo estar finalizado até março de 2012.

"Concluímos as negociações entre a União Europeia e a Guiné-Bissau para a adoção de um novo protocolo que regulamentará o acordo de pescas entre as duas partes a partir de amanhã (quinta-feira)", disse o embaixador da UE em Bissau, Joaquin Gonzalez-Ducay.

Segundo o representante da UE, chegou-se a um "acordo vantajoso para as duas partes".

Campeão do mundo do jogo FIFA 2011 é português

Francisco Cruz, um jovem português de 16 anos oriundo da Trofa, sagrou-se, no passado dia 9 de Junho, em Los Angeles, EUA, campeão oficial do FIFA Interactive World Cup, jogo para consolas concebido pela Electronic Arts.

Francisco, que descreve a sua vitória como «mágica», disputou a grande final no Teatro Mayan em Los Angeles, onde derrotou o colombiano Javier Muñoz, por 4-1, tornando-se assim também no mais jovem vencedor deste torneio disputado a nível mundial.

Quanto ao terceiro lugar, ficou na posse de Marcos Azzi, adversário que o português derrotara na primeira meia-final.

A vitória no FIFA Interactive World Cup 2011, que este ano reuniu mais de 900 mil jogadores de todo o mundo, valeu a Francisco Cruz um prémio monetário no valor de 20 000 dólares e uma viagem para duas pessoas para a edição do próximo ano do FIFA Ballon d’Or Gala.

A edição de 2011 foi disputada pelos 24 melhores jogadores do mundo ao longo de seis temporadas marcadas por dez eventos de qualificação, os quais tiveram ainda oportunidade de, após uma viagem de iate que os levou à Marina del Rey, testar, pela primeira vez e em exclusivo, o EA SPORTS™ FIFA 12, antes ainda da sua chegada às lojas no próximo Outono.
Os jogadores foram ainda conduzidos até à E3, onde, naquela que é a maior conferência do mundo sobre jogos, tiveram o privilégio de expressar a sua opinião acerca do jogo da EA Sports, junto do seu criador, David Rutter.

terça-feira, junho 14, 2011

Investimento luso em Angola chega através da Holanda

O investimento luso domina no sector não petrolífero angolano, interesse que nem a crise abalou. Mas hoje tem outras portas de entrada: Holanda e paraísos fiscais.

Portugal detém a maior quota do investimento privado estrangeiro em Angola no sector não petrolífero. Uma tendência que, segundo os dados da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), se mantém desde 2006 e que faz deste "parceiro estratégico um importante apoio à diversificação da economia angolana".
Nos últimos cinco anos, o investimento português somou mais de 1,4 mil milhões de dólares, mais de 65% do investimento privado com origem nos países estratégicos para Angola (Brasil, EUA e China). O montante do investimento luso só é ultrapassado pelo angolano (2,5 mil milhões).

Mesmo a crise que abalou o Mundo há dois anos, ou os atrasos nos pagamentos às empresas por parte do Estado, não abalaram significativamente o investimento privado luso. As maiores quebras de interesse, entre 2009 e 2010, foram registadas pelo Brasil (92%), EUA (52%) e a China (0,45%).

Os dados da ANIP mostram que África do Sul, Holanda, Ilhas Virgens Britânicas e Maurícias têm, desde 2006, vindo a apostar consistentemente em Angola. Num primeiro olhar, o país neste que mais surpreende é a Holanda.
Segundo fontes do mercado, o crescimento do investimento com origem neste país, assim como nos paraísos fiscais, tem uma explicação: algum investimento angolano e muito do português está a ser realizado através daqueles países. É o caso da participação da portuguesa ZON na angolana ZAP, realizada através de uma empresa sediada na Holanda. Segundo as mesmas fontes, os investimentos da Sonae em Angola também vão ser realizados através da Holanda.

quinta-feira, junho 09, 2011

NATO: Presidente da República confessa ter "alguma pena" por Portugal ter perdido comando de "nível superior"

O Presidente da República confessou hoje ter "alguma pena" por Portugal ter perdido o comando de "nível superior" da NATO mas sublinhou que a negociação feita para a sua substituição por um comando operacional marítimo "dignifica o esforço" do país.


"Tenho alguma pena como todos os outros que perderam comandos têm, que tenha saído de Oeiras este comando de nível superior", reconheceu o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas à entrada para um almoço no Conservatório Regional de Castelo Branco, inserido no programa de comemorações do 10 de Junho.

Lembrando que Portugal é apenas um entre um entre 28 membros da NATO e que as negociações para se chegar a um consenso foram "difíceis e muito demoradas", Cavaco Silva salientou que o resultado a que se chegou "dignifica o esforço" que Portugal fez.

quarta-feira, junho 08, 2011

Privatizações

Não vos vou falar como técnico, como não sou; e até sem conhecimento de causa. Vou-vos simplesmente dar uma opinião, talvez insustentada acerca das privatizações possíveis e em muitos casos desejáveis, a fazer pelo estado português.

PT - Não faz sentido continuar com golden shares nem afins. Esta é uma empresa que faz parte do mercado, existe alguma concorrência e há que dispensar monolitismos.

EDP - Outro caso em que o estado nada deve ter a ver como accionista. Neste caso havendo um monopólio natural, mesmo sendo uma entidade privada tem de ter um contrato firme e bem delineado nos seus limites como serviço público que é. Há portanto ue dar meios e poderes a uma entidade reguladora que seja eficaz e forte.

Àguas de Portugal - O mesmo que o caso acima. Assim sendo é óbvio que a água em si não é um recurso privatizável mas a sua exploração pode ser contratualizável em prazos razoáveis e com controlo de entidades reguladoras.

CTT - outro caso que o estado nada tem que lá estar. Mais uma vez há sim que estabelecer claramente e com pesadas punições para as infrações o que é o regime de serviço público e os mínimos que tem de garantir

Empresas de Transportes - Neste caso haverá mais complexidade, ainda assim a verdade é que temos transportes pouco competitivos, senão vejamos que fica praticamente o mesmo preço ir de lisboa ao porto de carro ou comboio. Depois temos filhos e enteados, como normalmente acontece o estado governa Lisboa, os transportes em cidades como Coimbra não recebem um tostão furado do poder central. Terá de haver uma enorme reestruturação dos modelos e dar preferência ao modelo privatizado.

RTP e LUSA - Acho que faz todo o sentido existir um serviço público de televisão e de rádio. Não nos moldes como está hoje em que a RTP1 é na prática uma televisão com programação privada a concorrer deslealmente. Ou muda para um serviço público na realidade ou privatize-se o canal. RTP 2 e afins acredito que se devem manter. A LUSA faz de facto serviço público embora tenha sido instrumentalizada de mais pelo último governo. Ainda assim é o serviço que dá rosto e possibilidade a serem conhecidas outro tipo de notícias normalmente esquecidas pelos órgão nacionais. É de facto um órgão de próximidade às realidades locais. Daí acreditar que é um erro privatizar esse serviço.

TAP - Parece-me terceiro mundista um estado ter uma companhia aérea

ANA - Mais uma vez sendo um monopólio natural há que existir uma contratualização com estado em prazos razoáveis e serviços públicos bem definidos.

CGD - Outro caso em que acredito que não seria benéfico existir um abandono do estado deste banco. Isto porque mesmo acreditando num estado sobretudo regulador, a CGD pode ser um instrumento de intervenção na economia mais ágil que qualquer outro que passe por um processo regulatório ou legislativo. Essa capacidade de intervir directamente na economia pode ser importante em determinados casos daí a minha posição.

De facto é dificil seguir este rumo, onde se repostariam então o boys dos aparelhos dos partido?

Democracia portuguesa está "a envelhecer" - Frank Carlucci

O antigo embaixador norte-americano em Portugal no pós-25 de Abril, Frank Carlucci, considerou hoje que a actual situação política e económica do país é um sinal de que a "democracia portuguesa está a envelhecer". "É verdade que o país está a atravessar um período económico extremamente difícil, situação que também está a acontecer nos Estados Unidos. Temos que encontrar uma forma para encontrar a prosperidade e estou confiante de que ambos vamos conseguir", disse Carlucci.

O antigo diplomata, que foi também diretor-adjunto da CIA no final dos anos 1970, afirmou que, se não saírem desta situação, "os problemas vão tomar conta" dos dois países, deixando-os "numa situação caótica".

Guiné-Bissau mantém progresso económico satisfatório - FMI

O chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a Guiné-Bissau, o brasileiro Paulo Drummond, disse hoje que o progresso económico continua a ser satisfatório no país.

"A nossa avaliação inicial é que o progresso continua a ser satisfatório, tanto no desempenho fiscal, como na implementação das medidas de reformas económicas", afirmou o responsável aos jornalistas depois de um encontro com o primeiro-ministro.

Paulo Drummond remeteu para quinta-feira mais informações sobre a missão do FMI à Guiné-Bissau para avaliar o desempenho económico do Governo e as reformas estruturais num encontro a realizar com os jornalistas.

[E a essencial questão política continua por resolver...]

Iberia inicia em setembro voos diretos Madrid-Luanda

A companhia área espanhola Iberia anunciou hoje que a partir de 30 de setembro passará a realizar dois voos semanais diretos, à segunda e sexta-feira, entre Madrid e Luanda.

Em comunicado a companhia aérea explica que os horários dos voos, que partem de Madrid durante a noite, permitirão aos passageiros «procedentes de Lisboa e do Porto continuar para Luanda com uma breve escala em Madrid».

Os voos serão realizados em Airbus A340/300, o que permite o transporte mensal de cerca de 3.000 passageiros, segundo o comunicado.

[Isto na altura em que a Troika veio apressar a venda ao desbarato - quem vende a correr, normalmente vende sempre mal - da TAP, companhia aérea de bandeira portuguesa.]

NATO: Portugal perde Comando de Oeiras

Os ministros da Defesa da NATO reúnem-se hoje e amanhã em Bruxelas para debater os principais desafios da organização, num encontro que ficará marcado pela apresentação e discussão da nova estrutura de comandos militares. Na reunião da Aliança Atlântica, onde, do lado português, vão estar o ainda ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Luís Araújo, serão também discutidas a operação na Líbia, no Afeganistão e as relações com a Rússia.

Ao final do dia, num jantar no quartel-general da NATO, em Bruxelas, o secretário-geral da organização apresentará a proposta da nova estrutura de comandos e agências aos governantes dos países aliados, cabendo a Oeiras acolher uma 'task force' da Marinha norte-americana, desaparecendo o comando conjunto que lá esteve localizado nos últimos anos.
Para Portugal virá ainda a Escola de Sistemas de Comunicação e Informações da NATO, que agora está sediada perto de Roma, mantendo-se ainda o Centro de Lições Aprendidas e Análise Conjunta (JALLC, em inglês), em Monsanto.

Para além dos comandos militares, a Aliança pretende uma redução substancial das suas estruturas militares e ao nível dos recursos humanos, de 13 mil para 8950 pessoas.

Ao longo do processo, a diplomacia portuguesa empenhou-se activamente na batalha para tentar garantir um estatuto de relevo ao comando de Oeiras, chegando a dizer, pela voz do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, que Portugal inviabilizaria qualquer reforma da estrutura da NATO que o excluísse.

Na última semana, o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, deslocou-se a Bruxelas para se reunir com o secretário-geral da Aliança e debater o assunto, tendo estado também em Washington no final de março para argumentar junto do secretário da Defesa norte-americano, Robert Gates, que a instabilidade e conflitos no mundo árabe aumenta a importância de Oeiras.


[Constata-se finalmente que o peso internacional do ministro era nulo. Já aqui tínhamos adiantado que temíamos esta secundarização de Portugal, o que infelizmente veio a acontecer.]

terça-feira, junho 07, 2011

Comemorações do 10 de Junho: PR condecora Ferreira Leite e ex-CEMA Melo Gomes

O Presidente da República vai condecorar no Dia de Portugal a antiga ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite e o ex-chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) almirante Melo Gomes, numa lista onde se contam 35 personalidades e instituições.

A antiga governante e ex-presidente do PSD e o antigo chefe militar, que abandonou a função de CEMA em 2010, irão ser agraciados com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

A Presidência da República divulgou hoje a lista das condecorações a serem atribuídas na cerimónia oficial das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, que este ano tem lugar em Castelo Branco.

Universidades de língua portuguesa querem "Erasmus lusófono"

As instituições de ensino superior dos países lusófonos estão a estudar a criação de um programa de mobilidade que deverá ficar definido no XXI encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) que começou hoje, em Bragança.

Mais de 400 académicos dos oito países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da região de Macau estão reunidos, durante quatro dias, no Nordeste Transmontano, para discutirem novas formas de cooperação.

A ideia da criação de um programa que seja uma espécie de “Erasmus lusófono” já vem de encontros anteriores e o presidente da AULP, Clélio Diniz Campolina, espera reunir agora condições para avançar. Alguns dos países da CPLP já têm individualmente programas de mobilidade, mas a ideia da AULP é “ampliar e incentivar o intercâmbio que já existe” com uma acção concertada.

Segundo aquele responsável, o programa envolverá recursos financeiros na ordem dos cinco milhões de euros para apoiar a mobilidade de 1500 estudantes e professores, em cinco anos.