quinta-feira, novembro 03, 2011

Alemães procuram obra roubada de Damião de Góis


A polícia alemã está a recorrer à Internet e a editoras especializadas para tentar recuperar um valioso livro de Damião de Góis roubado na Feira do Livro de Frankfurt.

A obra, uma edição original escrita no século XVI, com valor estimado de 18500 euros, desapareceu do pavilhão do alfarrabista holandês Asher Rare Books a 16 de Outubro - último dia da edição deste ano da maior mostra livreira mundial.

"Alguém levou o livro enquanto os funcionários do pavilhão estavam a conversar com o público. A polícia foi avisada rapidamente e foram feitas buscas nas imediações mas não se encontrou nada", disse um porta-voz da polícia de Frankfurt.
Os investigadores colocaram, entretanto, uma foto da capa do livro na página da polícia do Estado de Hessen na Internet, e esperam a colaboração de editoras especializadas para tentar resgatar a obra.
"Trata-se de um livro que não se pode vender de qualquer maneira porque está num índex. Qualquer editora notaria logo de que se trata, por isso, supomos que possa ter sido roubado para ser oferecido a colecionadores", disse a mesma fonte.

A obra de 30 páginas, redigida em 1542 pelo humanista Damião de Góis, uma importante figura do Renascimento, nascido em Portugal, em 1502, intitulava-se "Hispania damiani a goes equitis lusitani" e foi originalmente impressa em Lovaina, na Bélgica.
O tablóide alemão Bild noticia o roubo na sua edição regional, e afirma, com base no parecer de especialistas, que um coleccionador poderá pagar pela livro dez vezes mais do que o valor que lhe está atribuído.

Sem comentários: