segunda-feira, julho 18, 2011

BIC Angola propõe 70 milhões pelo BPN

O presidente do BIC Angola, Fernando Teles confirmou que o banco angolano vai oferecer 70 milhões de euros (100 milhões de dólares) pelo Banco Português de Negócios (BPN).
A notícia é do semanário angolano O País, e Fernando Teles é citado a dizer que a proposta para a compra do banco luso, vai ser entregue até dia 20.

O presidente do BIC Angola não quis adiantar mais pormenores, sobre uma eventual redução de recursos humanos, caso o banco seja escolhido pelo Ministério das Finanças.

O presidente do BIC Portugal, Luís Mira Amaral era hoje citado pelo Público, a confirmar a existência de uma proposta para a compra do banco, ao dizer que "os accionistas reuniram-se e depois de terem analisado a proposta apresentada pela comissão executiva, incumbiram-na de realizar uma oferta de compra do BPN".

Entretanto, Mira Amaral já reagiu, dizendo que “Não é esse o número”.

Na primeira tentativa de privatização do BPN, que falhou por falta de interessados, ficou estabelecido um preço mínimo de 180 milhões de euros. Na operação em curso não há montante mínimo.

[Desde esta manhã que o Diário Económico vem mentindo descaradamente acerca da dimensão do brasileiro Banco Rural, supostamente interessado no BPN. Não, não é "das maiores instituições bancárias privadas do Brasil". É um banco pequeno, sem dimensão nacional e várias vezes envolvido em escândalos.
Sobre a proposta do BIC Angola: a proposta é baixa. Contudo, quem precisa não pode regatear muito... Definitivamente, quem vai sair prejudicado são os contribuintes portugueses! A não ser que o Governo português encontre alguma mézinha de que ninguém se está a lembrar.]

Sem comentários: