segunda-feira, maio 09, 2011

Católica é a única portuguesa entre as 50 melhores "business schools" do mundo

Voltou a cair, mas a Católica continua a ser a única "business school" portuguesa a figurar entre as 50 melhores do mundo.
O ranking do Financial Times distingue também as escolas da Faculdade Nova e do Porto, no 64º e 65º lugares, respectivamente. É a primeira vez que três escolas portuguesas surgem nestas tabelas.

Segundo o jornal britânico, a escola da Católica é a 45ª melhor do mundo na formação destinada a executivos, o que corresponde a uma descida de dois lugares em relação à classificação obtida no ano passado, que ficara cinco lugares aquém da obtida em 2009. Na mesma tabela, figura, pela primeira vez, a escola de negócios da Universidade do Porto (no 65º lugar).

A Católica surge ainda na 54ª posição entre os cursos de inscrição aberta, ranking em que, por sua vez, se encontra também a escola de negócios da Universidade Nova, no 64º lugar.

Estamos muito orgulhosos de, pelo 5º ano consecutivo, estarmos entre as 50 melhores escolas do mundo e sermos a 4ª escola no mercado ibérico. Este resultado consolida a nossa reputação internacional como a escola líder em Portugal para a Formação de Executivos”, diz Fátima Barros, directora da Católica-Lisbon School of Business & Economics

Nuno de Sousa Pereira, Dean da Eescola de Gestão do Porto (EGP), ligada à Universidade da cidade, congratula-se, por seu lado, com a entrada directa nesta lista do FT, ainda que para o 65º e último lugar. “Estamos muito satisfeitos com a nossa entrada, à primeira tentativa, neste Ranking que nos permite reforçar a nossa estratégia de internacionalização”, afirma.

Brasil com salto para o 3º lugar
No ranking dos programas de formação à medida destinados a executivos, a liderança permanece nas mãos da Duke Corporation Education, que tem escolas nos Estados Unidos, África do Sul, Reino Unido e Índia.

O segundo posto permanece também com a École des Hautes Études Commerciales (HEC) de Paris. A grande surpresa é a subida exponencial do Brasil, que tem agora três escolas de negócios entre as 50 melhores do mundo. A Fundação Dom Cabral, que figura agora como a terceira melhor “business school” do mundo, quando no ano passado estava em 8º lugar e no ano anterior em 16º. Nesta lista, segue-se Harvard e a espanhola Esade, que surge empatada com a suíça IMD.

Nos cursos de inscrição aberta, a liderança está agora com a espanhola Iese, seguindo-se as norte-americanas Harvard e Thunderbird e a suíça IMD.

Sem comentários: