terça-feira, março 08, 2011

UE: Ashton escolhe diplomata Ana Paula Zacarias para chefiar delegação da UE no Brasil

A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Catherine Ashton, anunciou hoje a designação da diplomata portuguesa Ana Paula Zacarias para chefiar a delegação da UE em Brasília.

Portugal garante assim, através da nomeação da actual representante permanente adjunta de Portugal junto da União Europeia, um dos postos que mais ambicionava no quadro do novo Serviço Europeu de Ação Externa, juntando-se a chefia da embaixada em Brasília à da delegação da UE nos Estados Unidos, liderada por João Vale de Almeida.

No ano passado, Portugal já tentara conquistar o posto em Brasília através da candidatura de Luísa Bastos de Almeida, actual embaixadora na Turquia, mas Ashton decidiu em setembro relançar o concurso, por nenhum dos candidatos de então ser considerado "adequado".

Desta feita, Ashton ficou convencida com o currículo de Ana Paula Zacarias, que tem uma carreira diplomática de 25 anos, tendo sido a primeira embaixadora residente de Portugal na Estónia (entre 2005 e 2008).
Ana Paula Zacarias desempenhou também funções de vice-presidente do Instituto Camões, na Embaixada de Portugal em Washington e no Consulado em Curitiba, Brasil, tendo ainda assumido as funções de representante permanente de Portugal junto da União Latina (2003-2005) e de representante permanente adjunta junto da UNESCO (2000-2005), em Paris.

Por ocasião do anúncio da nomeação de Ana Paula Zacarias, assim como de Mariangela Zappia para chefe da delegação da UE junto das organizações das Nações Unidas em Genebra, Catherine Ashton comentou que é com "particular prazer" que procede a estas duas designações hoje, centenário do Dia Internacional da Mulher.
"São duas diplomatas muito talentosas e experientes, que estou certa que darão um grande contributo ao trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa. As suas designações mostra o meu firme empenho num equilíbrio de géneros no Serviço", disse.

Em setembro de 2010, por ocasião da designação do primeiro grupo de três dezenas de embaixadores para chefes de delegação da UE, naquela que é a primeira rotação à luz do novo corpo diplomático europeu criado pelo Tratado de Lisboa, Portugal já garantira a chefia da delegação da União no Gabão, que também cobre São Tomé e Príncipe, atribuída a Cristina Martins Barreira.

Ainda antes, já havia sido atribuída chefia da embaixada da UE nos Estados Unidos, onde já se encontra a trabalhar João Vale de Almeida, antigo chefe de gabinete do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, nunca escondeu o desejo de juntar Brasília a Washington.

Sem comentários: