terça-feira, março 01, 2011

Instituto Gulbenkian de Ciências é 9º melhor local de trabalho para pós-doutorados fora dos EUA

Revista The Scientist elege a britânica University College London como o melhor instituto de trabalho para quem está a tirar um pós-doutoramento em Ciências.

O Instituto Gulbenkian de Ciências (IGC), em Oeiras, é o nono melhor local de trabalho para quem está a fazer um pós-doutoramento na área das Ciências fora dos Estados Unidos da América, de acordo com um estudo da revista The Scientist.

Criado em 1956, o instituto que se centra na investigação de áreas biomédicas fica abaixo de entidades como a University College London, no Reino Unido, que se encontra no primeiro posto da classificação internacional.
O IGC, fundado por vontade deixada em testamento por Calouste Gulbenkian, oferece aos seus 84 alunos no programa de pós-doutoramento remunerações anuais entre os 17,9 mil e os 29,2 mil euros.

Em comunicado, a instituição salienta que "só três instituições do ano anterior conseguiram manter-se na lista" e que é uma delas. Este é, portanto, o segundo ano em que o IGC está na classificação da The Scientist. "São os próprios investigadores, ligados a instituições de investigação em todo o mundo, que elegem os melhores lugares para trabalharem", referiu de forma a sublinhar a boa posição em que se encontra.

Das dez entidades internacionais que melhores condições oferecem aos seus estudantes, excluindo os EUA, só um grupo chinês paga salários mais baixos que a instituição portuguesa. A Novartis Institutes for BioMedical Research tem três sedes, uma na Suíça, uma no Reino Unido e outra na China. É, então, apenas nessa sede chinesa que as remunerações anuais começam num nível mais baixo, nos 132 mil yuans (14,6 mil euros).

Essa lista de institutos fora dos Estados Unidos que são considerados pela The Scientist como os melhores locais de emprego para quem está a fazer um pós-doutoramento é liderado pela University College London. A entidade conta com 655 alunos no programa de pós-doutoramento, com remunerações entre 31,8 e 41,7 mil libras (37,3 mil e 48,9 mil euros).
Seguem-se, no segundo lugar, os Novartis Institutes for BioMedical Research. O pódio fica completo com o alemão Biotechnology Center TU Dresden (BIOTEC). As restantes posições são ocupadas por entidades da Austrália, Alemanha, Reino Unido e Países Baixos.

Dentro dos Estados Unidos, o melhor instituto para trabalhar na área das Ciências é o Whitehead Institute for Biomedical Research, de Massachusetts, acompanhado na segunda posição pelo Woods Hole Oceanographic Institution, do mesmo estado. O terceiro lugar é do Van Andel Research Institute, de Michingan.

Sem comentários: