segunda-feira, março 07, 2011

Cavaco espera até Maio para ir a Timor-Leste

A Indonésia deverá ser um ponto de paragem no roteiro do Presidente reeleito pelo Sudeste Asiático. Será a primeira visita de Estado ao país que ocupou a antiga colónia.

Cavaco Silva vai esperar até Maio para fazer a primeira visita de Estado do seu segundo mandato em Belém. O destino será Timor mas a viagem ao Sudeste asiático deverá ainda ter como ponto de paragem a Indonésia.

A confirmar-se o plano de Belém será a sexta visita de Cavaco a uma antiga colónia e a primeira visita de um Presidente português ao país que ocupou Timor-Leste durante 24 anos. A anexação indonésia forçou o corte de relações diplomáticas com Portugal e impediu a independência do território timorense, algo que acabaria por se concretizar em 2002, após um referendo e a intervenção das Nações Unidas.

Os pormenores do périplo pelo Sudeste asiático estão a ser tratados pelo Protocolo de Estado. Tudo leva a crer que será a viagem mais longa desde que Cavaco chegou a Belém - o recorde até agora é de seis dias na visita a Angola. A relação histórica entre os dois países, mas também a cooperação nos domínios da língua, cultura e economia deverão ser os motivos da viagem.

Sem comentários: