quinta-feira, novembro 04, 2010

Índice de Desenvolvimento Humano 2010

Já faz alguns anos que vou referenciando esta classificação neste blogue, até porque é o mais fiável para analisar a verdadeira saúde das sociedades, Isto porque não se foca num item aoenas, seja económico, ou de saúde ou de educação. Engloba todos esses factores.

As classificações de Portugal sempre foram bastante razoáveis, tendo em conta o país que temos, este ano descemos seis posições para o quadragésimo lugar. Não será dramático, mas tendo em conta que a Espanha está em 20º, ou países que há bem pouco tempo estavam atrás de nós e são nossos concorrentes é motivo para nos acirrar. Países como a Eslováquia, República Checa, Eslovénia, Estónia ou até a Hungria, já nos deixaram a ver pó.

Mais motivos para uma reflexão nacional.

Mas este ranquingue sempre me serviu para marcar um argumento. O de que nas sociedades modernas as Monarquias funcionam melhor. Refuto como falso o argumento que para se ser desenvolvido é necessário ser monarquia, mas atendendo aos números e á constância com que as monarquias se mantém no topo das tabelas deste género de classificações, o sistema político há de ter alguma coisa a ver com esse facto.

Mais um ano, e este bem especial devido à grande crise que afectou o mundo, e a hegemonia no topo do IDH até se intensificou por parte das monarquias. De facto este ano apenas temos 3 Repúblicas no top10: Estados Unidos, Irlanda e Alemanha. Os restantes são Monarquias incluindo o top 3: Noruega, Austrália e Nova Zelândia, estes dois sob o reinado da mesma rainha, Isabel II.

Os resultados de ano para ano repetem-se, intensificam-se aliás. As Monarquias dão uma verdadeira abada a todos os níveis às repúblicas. Certamente há algo aqui para reflectir.

Sem comentários: