segunda-feira, novembro 08, 2010

EUA: Luso-americanos eleitos no Massachussetts e Rhode Island

Os luso-americanos que concorreram pelas listas do Partido Democrata (D) nas eleições locais de terça-feira, em Rhode Island, Massachusetts e Colorado conseguiram, na maioria, ser eleitos.


Pelo menos duas dezenas de candidatos de origem portuguesa concorreram terça-feira a lugares nas legislaturas estaduais norte-americanas em pelo menos sete estados.

Além dos estados com forte presença portuguesa como Massachusetts e Rhode Island, que concentravam a maioria dos candidatos, havia também luso-descendentes na corrida para os senados e congressos estaduais do Arizona, Califórnia, Colorado, Connecticut e New Hampshire.

Para a assembleia legislativa do Estado mais português na América, Rhode Island, foram reeleitos dez congressistas de ascendência portuguesa - Gordon Fox, Charlene Lima, Debora Fellela, Edwin Pacheco, Agostinho Silva, William São Bento, Hélio Mello, Jared Nunes, Doreen Costa, Roberto Silva.
Amy G. Rice (D) obteve apenas 47,6%, perdendo a eleição para o republicano Daniel Reillly.

Fora do senado estadual de Connecticut ficou o estreante e candidato independente Manuel Batáguas, que conseguiu apenas 1% da votação do distrito 24.

Em Nova Iorque, Jack Martins, candidato republicano pelo 7.º distrito eleitoral, conseguiu uma vitória à tangente por 50,24%, contra 49,73% do democrata Craig Johnson. A vitória de Martins, ex-mayor de Mineola, foi alcançada por pouco mais de 400 votos, segundo dados da comissão eleitoral do condado de Nassau.

Para o Senado estadual de Rhode Island, e pelos democratas, foram eleitos Teresa Paiva-Weed (distrito 13) e Daniel da Ponte (concorria sem oposição para o 6º mandato em representação do distrito 14). Ambos foram reeleitos com facilidade, obtendo respectivamente 63,8% e 64,8% dos votos (8.073 eleitores).
Bettany Moura, nas listas do Partido Republicano (R), levou de vencida o seu opositor, conquistando 51,4% dos votos.

No Senado estadual de Massachusetts, Michael Rodrigues (D) foi eleito com 62% (distrito de First Plymouth e Bristol) e Marc Pacheco (D) reeleito com 58% dos sufrágios (corria a mais um mandato como representante de First Plymouth e Bristol).
Tony (António) Cabral, John Fernandes, Michael Rodrigues e Kevin Aguiar (D), respectivamente com 100% (sem oposição) e 75% dos votos, foram reeleitos para a Assembleia estadual, enquanto o independente Jacob (Jake) Ferreira, que procurava pela primeira vez de um lugar na legislatura, falhou a eleição.

Sem comentários: