terça-feira, novembro 02, 2010

Entretenimento: Menus em inglês, francês, italiano, alemão, espanhol e holandês

Consolas da Nintendo sem língua portuguesa.

As consolas da Nintendo não têm a opção de escolher a língua portuguesa para aceder aos respectivos menus. A Wii, a mais recente consola da marca, tem seis idiomas disponíveis, mas quem não perceber inglês, francês, italiano, alemão, espanhol ou holandês terá muitas dificuldades em compreender para que servem.

A discussão sobre o tema e as dúvidas quanto à possibilidade de a Nintendo actualizar o firmware das consolas, passando a incluir a língua portuguesa no sistema operativo do aparelho, estão em qualquer fórum de discussão na internet. São vários os testemunhos de quem compra uma consola da Nintendo e confirma, ao chegar a casa, que a língua portuguesa não está disponível.

"A lei obriga a que as instruções ou menus estejam em português, por dois motivos: permitir ao utilizador retirar o melhor rendimento dos aparelhos e por questões de segurança", afirmou Jorge Morgado, secretário-geral da associação de defesa do consumidor Deco, explicando que "nos casos de não existirem menus ou um manual de instruções em português, as marcas estão ilegais".

No caso específico das consolas da Nintendo, os menus estão numa língua estrangeira, mas fazem-se acompanhar de um manual de instruções em português. A justificação para estas situações, acrescentou Morgado, prende-se com a dimensão do mercado português: "É muito pequeno. As marcas prevêem vender um determinado número de unidades, a um certo preço. Refazer o programa para incluir uma língua pode até encarecer o produto ao consumidor. A solução passa por incluir um manual, esse sim, em português."

No que diz respeito às consolas rivais da Wii, o modelo mais recente da Nintendo, quer a Playstation 3, da Sony, quer a Xbox 360, da Microsoft, têm disponível a língua portuguesa no seu firmware.

Sem comentários: