quinta-feira, novembro 18, 2010

Andorra quer intensificar relações com Portugal

Andorra é um país "ímpar e diversificado" que pretende "intensificar as relações" turísticas com Portugal, defende o ministro do Turismo, Comércio e Indústria do principado.

Claudi Benet apresentou hoje em Portugal a oferta turística do principado, que em 2009 recebeu 9 milhões de turistas, e este ano aposta no lema "um mundo inteiro num pequeno país" para atrair novos visitantes.
O representante do principado afirmou que a presença em Portugal visa o reforço de ligações com Portugal no sector do turismo, tendo anunciado que tem agendada para hoje uma reunião com o secretário de Estado do sector em Portugal, Bernardo Trindade.

A relação entre Andorra e Portugal "vai para além do turismo", disse Benet aos jornalistas à margem da apresentação da campanha turística, recordando o "terrível acidente" que há sensivelmente um ano vitimou cinco trabalhadores portugueses no túnel dos Dos Valires.
O turismo é a "fonte principal" da economia no "país dos Pirenéus", sublinha o ministro do principado, que revelou que neste ano a aposta incidirá também "noutra dimensão" da área, ligada à natureza e à cultura, que complemente o turismo comercial, desportivo (em concreto o esqui) e de outras áreas.
O ministro de Andorra destacou ainda a "segurança: os habitantes sentem-se muito tranquilos, é um país muito seguro".

Acompanhado do embaixador do principado em Portugal, Julià Vila Coma, e da directora de marketing da campanha de turismo, Noemi Pedra, o representante do Governo de Andorra reiterou o desejo de ver "mais e mais turistas" no país, que tem na comunidade britânica, russa e portuguesa os maiores visitantes, exceptuando os turistas espanhóis e franceses.

Hoje foi também lançado o primeiro prémio "Turismo de Andorra", destinado a premiar os trabalhos jornalísticos sobre a oferta turística no principado publicados nos meios de comunicação social portugueses.

O principado de Andorra tem 488 quilómetros quadrados, é o maior dos pequenos Estados da Europa, e situa-se nos Pirenéus, entre o nordeste de Espanha e o sudoeste de França.

Sem comentários: