quinta-feira, outubro 28, 2010

Ministra do Interior recusa comentar suspensão e continua a exercer funções

A ministra do Interior da Guiné-Bissau, Satu Camará, visitou hoje várias esquadras no país, mesmo depois de ter sido suspensa pelo primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior.
Durante uma visita às obras da futura esquadra de polícia do Bairro Militar, Satu Camará recusou fazer declarações aos jornalistas sobre a sua suspensão.

O objectivo desta visita é para ver as obras e como o trabalho vai. Gostávamos que a obra estivesse pronta em Janeiro”, afirmou Satu Camará.

A ministra salientou a importância da obra no quadro da reforma do sector e da criação de uma esquadra no Bairro Militar, onde está concentrada uma grande parte da população de Bissau.

Questionada sobre a sua suspensão, a ministra disse não ter nada a comentar.
O primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, suspendeu de funções a ministra do Interior por desobediência, segundo um despacho divulgado na quarta-feira à imprensa.

No despacho, o chefe do Governo explica que em Julho de 2009 determinou a suspensão de todas as nomeações e promoções no seio das Forças Armadas e no Ministério do Interior para “não perturbar ou prejudicar o processo de reforma em curso no sector de defesa e da segurança”.

A senhora ministra do Interior tinha perfeito conhecimento do despacho e, não obstante, entendeu dever fazer várias nomeações de pessoal (oficiais superiores) ao nível do seu ministério (…) sem conhecimento prévio do primeiro-ministro”, refere Carlos Gomes Júnior no documento.

Segundo o chefe do Governo, o comportamento da ministra do Interior “configura um claro desafio à autoridade do primeiro-ministro” e uma “atitude imperdoável e que não se coaduna com as responsabilidades de um membro de Governo”.

De acordo com o despacho, a ministra do Interior fica suspensa de funções até à sua exoneração pelo Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, que se encontra no Senegal por razões de saúde.

Sem comentários: