sábado, outubro 09, 2010

Chávez aceita convite de Sócrates e volta a Portugal

Visita "oficial" deverá acontecer ainda em Outubro.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, visitará Portugal nas próximas semanas para aprofundar as relações económicas bilaterais, em resposta a um convite feito na quinta-feira pelo primeiro-ministro José Sócrates.

"Falei com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, convidou-me e vou passar por Portugal. É um dos nossos maiores amigos na Europa", disse.

O presidente da Venezuela falava no Forte de Tiuna, a principal base militar de Caracas, a propósito da distribuição de computadores Canaima (nome local dos portáteis Magalhães), durante a inauguração da escola primária Unidade Educativa Nacional Ecológica Bolivariana Simón Rodríguez, acto que foi transmitido em directo pelo canal estatal venezuelano de televisão.

"Ele ajudou-nos com esses computadores que foram feitos em Portugal", sublinhou o presidente da Venezuela, numa referência ao acordo assinado entre Lisboa e Caracas para a aquisição de um milhão de portáteis para equipar as escolas primárias públicas do país.

Vincando que José Sócrates é um "dos melhores amigos" explicou que o primeiro-ministro português "não se deixa chantagear nem pressionar por ninguém, nem faz caso a essa guerra que na Europa nos montaram a direita e a imprensa" que o acusam de ser "terrorista".

Sem precisar a data e nem a duração da visita a Lisboa, Hugo Chávez anunciou que iniciará terça-feira um périplo por vários países, entre eles a Rússia, Bielorrússia e o Irão.
Fontes próximas do Partido Socialista Unido da Venezuela, de Hugo Chávez, avançaram que a visita a Portugal deverá ocorrer ainda este mês.

[E acabará a crise que o país atravessa...]

Sem comentários: