sábado, outubro 30, 2010

Acordo Orçamento

Cá me parece que depois de ter ficado com os trunfos na mão, Sócrates acabou por dar mais uma vez a volta por cima.

Conseguiu fazer o PSD cair na esparrela de assinar um acordo.

Mais uma "vida" para o PM.

Patinhos...

O raciocínio é este.

O PS não queria acordo... Não queria somente porque não faz parte do código genético deste governo. Daí que tenha sempre tentado passar as responsabilidades de um eventual chumbo para a esfera de responsabilidade do PSD.

Chumbo que mau para o país seria o que se melhor poderia acontecer a Sócrates e restantes. Viria mais um ano de vitimização e lamúrias, e o ónus das dificuldades recairia novamente sobre o PSD.

O PSD no entanto ao ir para negociações, conseguiu inverter o ónus, conseguiu demonstrar, aparentemente, que teria tentado... mas mais uma vez a inflexibilidade do governo PS não permitiu uma aproximação de posições.

Isto não invalidaria em nada a abstenção. Que argumento mais forte haveria do que: "o orçamento é mau, o PSD nada tem a ver com ele, mas a alternativa era bem pior para o país"

Tudo ia bem até que... Acordo.

Num primeiro momento parece uma vitória do PSD, porque conseguiu vergar o PS, mas... A partir deste momento o PS poderá sempre associar o PSD a este orçamento, particularmente para o mal.

Para o país, não me parece sinceramente que as propostas do PSD venham trazer algum alívio, assim sendo mais valeria ter tido o impacto maior as medidas do PS, incuntido a este as privações, e com uma retórica de correcção, para o ano, provocadas as eleições, capitalizar o descontentamento

Sem comentários: