terça-feira, setembro 21, 2010

Zapatero promove Espanha em Nova Iorque na véspera de Sócrates

O presidente do Governo espanhol está hoje em Nova Iorque para promover Espanha junto dos investidores norte-americanos, com uma agenda de encontros preenchida. Amanhã será a vez do primeiro-ministro português, cuja agenda é praticamente desconhecida.

O primeiro-ministro de Espanha está hoje em Nova Iorque, onde terá encontros com investidores institucionais norte-americanos com o objectivo de defender a solidez da economia espanhola. A visita de José Luis Zapatero acontece um dia antes da deslocação do líder do governo português à capital financeira dos Estados Unidos, cujo objectivo será também captar investidores para as emissões de dívida portuguesa.

No entanto, enquanto o presidente do Governo de Espanha tem prevista uma agenda de encontros ao mais alto-nível, o programa da visita de José Sócrates é desconhecida. Segundo noticiou ontem o Diário Económico, o primeiro-ministro português “irá ter encontros com investidores internacionais para tentar fortalecer a credibilidade da dívida soberana nacional”.

O dia de Zapatero em Nova Iorque começa com um pequeno-almoço para o qual foram convidados representantes de bancos, fundos de investimento e companhias de seguros norte-americanas, como o Citigroup, Morgan Stanley, Goldman Sachs, Prudential, Metlife ou Blackrock. Segundo a imprensa espanhola, também já confirmaram presença os responsáveis máximos das gestoras Paulson and Co., Bridgewater Associates, Travelers, Weelington Management, KKA e TIAA.

A agenda do líder do governo espanhol prossegue com uma reunião com o conselho editorial do The Wall Street Journal, ou seja, com a equipa responsável pelos editoriais de um dos principais jornais financeiros do mundo. O primeiro-ministro de Espanha terá ainda um encontro com o investidor George Soros.

O dia de Zapatero terminará com uma palestra na Universidade de Columbia, numa conferência onde também José Sócrates marcará presença, segundo noticiava ontem o Correio da Manhã.

Sem comentários: