segunda-feira, setembro 27, 2010

UE atesta qualidade dos produtos de pesca de Cabo Verde e afasta embargo

A União Europeia (UE) atestou a qualidade dos produtos de pesca em Cabo Verde, cujas autoridades cumpriram praticamente a totalidade das recomendações emitidas pelos inspectores europeus na auditoria realizada em 2009, afastando o espectro de um eventual embargo.

O Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos cabo-verdiano sublinha em comunicado que a conclusão foi retirada pelos inspectores após a auditoria realizada em diversos pontos do arquipélago entre 15 e 23 deste mês.
As conclusões, se bem que "preliminares", lê-se no documento, são "positivas" e, segundo a delegação dos 27, registou-se "uma grande mudança" desde 2009, sobretudo no que diz respeito ao controlo oficial dos produtos da pesca.

Entre outros aspectos, segundo os inspectores europeus, houve "progressos significativos na sistematização de procedimentos ligados às guidelines da UE, e na melhoria do suporte laboratorial, com a introdução de um mecanismo quadripartido de avaliação laboratorial da qualidade dos produtos da pesca".
O mecanismo congrega o Laboratório Oficial dos Produtos da Pesca (LOPP), ANFACO (Espanha), Autoridade de Segurança Alimentar e Económica de Portugal (ASAE) e a Inlab.
A auditoria da UE elogiou também as melhorias no recrutamento de novos inspectores e na introdução de uma nova filosofia na Direcção Geral das Pescas (DGP) na abordagem à qualidade dos produtos da pesca.

Trata-se de uma estrondosa vitória para Cabo Verde, que afasta assim qualquer espectro de embargo aos produtos da pesca e demonstra - na sequência do que vem sendo referido - o profundo comprometimento com a melhoria da qualidade dos produtos alimentares em Cabo Verde, de que são exemplos os produtos da pesca", refere o comunicado.
Os resultados da auditoria surgem numa altura em que a DGP prepara igualmente a abertura do Departamento de Controlo da Qualidade dos Produtos da Pesca do Cais de Pesca da Praia, iniciativa que procura elevar o nível de controlo da qualidade dos produtos da pesca comercializados a nível interno, ao que se verifica para os produtos destinados à exportação.

Sem comentários: