quarta-feira, setembro 01, 2010

António Guterres inicia visita de 3 dias à China

O Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, iniciou uma visita de três dias à China, país onde o organismo "está a ajudar a construir uma capacidade de protecção nacional dos refugiados".

A visita que hoje se inicia é a segunda de António Guterres à China em quatro anos e meio.

"Na China, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) está a ajudar a construir uma capacidade de protecção nacional dos refugiados, numa altura em que as autoridades se preparam para promulgar nova legislação sobre asilo e assumir mais responsabilidades pelos refugiados e os que procuram asilo", diz a organização.

A China é signatária da Convenção Internacional sobre o Estatuto de Refugiado, adoptada em 1951, e o UNHCR tem uma missão em Pequim desde 1980.

O UNHCR considera que os 300.000 refugiados vietnamitas residentes na China "estão bem integrados" e manifestou "profundo apreço" pela forma como as autoridades chinesas acolheram cerca de 13.000 refugiados da vizinha Birmânia, no final do ano passado.

Mas a atitude face a refugiados norte-coreanos, que Pequim considera emigrantes ilegais e que em alguns casos deporta para a Coreia do Norte, tem sido internacionalmente criticada.

Sem comentários: