quarta-feira, agosto 25, 2010

Qual é o quarto grande do futebol português?

Apresentam-se vários critérios, os seguintes parecem-me razoáveis: títulos/troféus nacionais/europeus conquistados, número de presenças no principal campeonato, número de sócios e ano da fundação.

À partida apresentam-se como candidatos: Boavista, Belenenses, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.
Tendo em conta os critérios acima apresentados, atribuir-se-á 4 pontos por troféu europeu, 3 pontos por cada Campeonato Nacional conquistado, 2.5 por troféu europeu (de 2ª relevância), 2 pontos por cada Taça de Portugal/Campeonato de Portugal/Taça da Liga, 1 ponto por Supertaça, 0.5 por cada presença no Campeonato Nacional, 0.5 por número de sócios e 0.5 por cada ano de fundação.

Assim:
Os dois primeiros conquistaram um título de campeão nacional cada um, e isso faria deles, à partida, potenciais vencedores desde "concurso". Nenhum ganhou troféu europeu algum.
O Boavista, com 107 anos, acumula 5 Taças de Portugal (TP) e três Supertaças. Tem 54 presenças no Campeonato Nacional (CN). Tem 25 mil sócios. Teve uma carreira europeia muito interessante, sendo o único dos três grandes, até ontem, a disputar a Liga dos Campeões (não pontua mais por isso…).
Soma 12096,5 pontos.

Os Belensenses, com 91 anos, 20 mil sócios, têm 3 Taças de Portugal e 3 Campeonatos de Portugal (equivalente), o que soma 6 troféus. Têm 72 presenças no CN.
Soma 10096,5 pontos.
O Vitória de Guimarães, com 88 anos, tem 63 presenças no Campeonato e 1 Supertaça. Tem 24 mil sócios.
Soma 12045 pontos.

Actualmente, o Sporting de Braga tem assumido preponderância na classificação do Campeonato Nacional. Com 89 anos, tem 54 presenças no campeonato principal, 1 Taça de Portugal e 1 Taça Intertoto. Tem cerca de 22 mil sócios.
Soma 11076 pontos.

O Boavista surge como 4º grande, com o Guimarães a persegui-lo, mas com o Braga a crescer a olhos vistos.
Estava portanto encontrado o vencedor. Mas, uma certa “crise” relegou o Boavista para os regionais e para longe da memória dos adeptos do futebol e Os Belenenses, agora na 2ª Liga, andam há muito arredados de troféus que abrilhantem o seu museu, apesar de serem o segundo clube de muitos adeptos do futebol.

A vitória discutir-se-á entre Guimarães e Braga, numa saudável rivalidade minhota, com o Braga num crescimento sustentado e o Guimarães como o quarto grande português em termos de assistências no seu estádio e o 5º grande (a curta distância do 4º) à luz dos critérios apresentados.
Os estádios têm lotação semelhante (30 mil lugares), mas o Braga passou ontem pela primeira vez à fase de grupos da Liga dos Campeões (a quarta equipa portuguesa a consegui-lo), um feito desportivamente e economicamente muito importante.
Em termos de adeptos as coisas equivalem-se, mas as assistências pendem muito mais para o lado do Guimarães.

Ficam as conclusões. Inconclusivas...

Sem comentários: