quinta-feira, agosto 19, 2010

Os melhores países para viver são... e onde está Portugal?

Dinamismo económico nacional é mau, mas saúde, ambiente político e qualidade de vida não são dos piores

Os melhores países para viver no mundo são maioritariamente europeus. A Newsweek elaborou um ranking com os países com melhores condições para se viver e trabalhar, e sete dos primeiros dez são nossos "vizinhos".

A revista analisou 5 indicadores (educação, saúde, qualidade de vida, dinamismo económico e ambiente político) para elaborar uma lista dos países que ofereceriam melhores oportunidades de ter uma vida saudável, segura, próspera e com potencialidades de ascensão.

No top10 da lista estão Finlândia, Suíça, Suécia, Austrália, Luxemburgo, Noruega, Canadá, Holanda, Japão e Dinamarca. Os Estados Unidos só vêm a seguir. No final da lista está o Burkina Faso.

Portugal encontra-se na 27ª posição da lista, um lugar atrás da Grécia e seis lugares atrás da vizinha Espanha. O nosso país aparece em 23º lugar no que se refere a saúde e do ambiente político, no 27º em qualidade de vida e 42º em dinamismo económico, que penalizou seriamente a nossa classificação global. Neste factor, Singapura é o melhor do mundo, Espanha é o 19º e Grécia o 47º.

Sem comentários: