sexta-feira, agosto 20, 2010

Obama confunde americanos

Um em cada cinco habitantes dos EUA supõe que o Presidente é muçulmano. E muitos julgam que nasceu no Quénia

"Vamos esclarecer os factos: eu sou cristão." Parece que estas palavras, proferidas por Barack Obama durante a corrida à Casa Branca em 2008, não foram suficientes para convencer todos os norte-americanos.

Um em cada cinco cidadãos dos Estados Unidos está convicto de que o seu Presidente é muçulmano. Por outro lado, quase metade da população (43%) afirma desconhecer a religião professada por Obama.

Estas são as conclusões de um estudo publicado ontem pelo Pew Center Research, um centro norte-americano independente de estudos de opinião. A investigação foi realizada ainda antes dos comentários de Obama favoráveis à construção de uma mesquita na zona de impacto, em Nova Iorque, pelo que se prevê um aumento de 7% no número de pessoas a pensar que o 44.º Presidente dos EUA segue o islão.

Durante a campanha presidencial, circulavam na Internet e-mails que questionavam as crenças de Barack Hussein Obama - cujo pai foi educado na fé islâmica - e que afirmavam que teria nascido no Quénia, o país natal do pai, e não no Havai.
Na altura, o então senador pelo Ilinóis encarregou vários membros da sua equipa de combater os rumores que se começavam a multiplicar. Foi assim que surgiu o site Fight the Smears - Learn the Truth About Barack Obama, que em português significa "combater os boatos - aprenda a verdade sobre Barack Obama".

O mesmo estudo conclui que a ideia de que Obama é muçulmano está mais enraizada entre os seus opositores políticos ou pessoais descontentes com a sua prestação. Para o presidente do Pew Center, Andrew Kohut, uma das explicações para esta situação é o facto de "Obama não ter associado a religião à sua figura pública" após as eleições.

Sem comentários: