quinta-feira, julho 08, 2010

Telefónica cai de 3ª para 5ª maior telecom do mundo

Há oito meses, a Telefónica era a 3ª maior empresa de telecomunicações do mundo em Bolsa. Hoje é a 5ª. Alierta foi passado há dias por Carlos Slim. O que explica em parte o ataque à Vivo. A PT joga noutro campeonato.

A Telefónica vale neste momento em Bolsa menos 18% do que abriu o ano de 2010, quando valia perto de 90 mil milhões de euros. É mesmo a segunda operadora europeia que mais cai este ano. A empresa espanhola está a ter um ano de 2010 de forte queda, depois de um 2009 de forte alta, em termos absolutos mas também relativamente aos competidores directos internacionais.

Depois de, há oito meses, ser a maior empresa de telecomunicações europeia e ter estado a meros 10 mil milhões da gigante americana AT&T, este ano, o "ranking" virou. A AT&T distanciou-se e, agora, a America Movil passa também a Telefónica. O arqui-rival mexicano Carlos Slim reagrupou as participações do seu grupo e deixou para trás a empresa de César Alierta.

PT noutro campeonato
O "ranking" das maiores empresas de telecomunicações tem cada vez menos empresas europeias. Empresas como a France Télécom e a Deutsche Telekom, hoje lutam por não cair do top 10, quando não há muitos anos estavam mais próximas da cabeça que do final.
Este é outro campeonato: se a Telefónica vale 73 mil milhões de euros, a PT vale 7,6 mil milhões. O multiplicador é de quase dez vezes. Mas se a Telefónica cai 18% estre ano, a PT está "em casa", com uma variação próxima de zero. Isto porque a oferta da Telefónica à PT para comprar a Vivo fez valorizar a empresa portuguesa nos últimos dois meses, desvalorizando a empresa espanhola.

Vários analistas têm sublinhado que a necessidade da Telefónica em reagir à ascensão do império de Carlos Slim na América Latina é uma das principais motivações para a oferta da Telefónica sobre a Vivo. Isso permitir-lhe ia fazer uma fusão entre a Vivo (operadora móvel) e a antiga Telesp (operadora fixa da Telefónica em São Paulo), empresas que têm tido desempenhos opostos, com vantagem para a Vivo. Essa fusãooque geraria fortes sinergias para a Telefónica.

A ascensão de Carlis Slim
A subida do império de telecomunicações de Carlos Slim deu-se imediatamente após a integração dos activos da Telmex Internacional e da Carso, o que multiplicou o número de acções sem prejudicar a cotação. A América Móvil vale agora quase 78 mil milhões de euros em Bolsa, deixando para trás a Telefónica.

[Slim era um precioso aliado para a PT...]

Sem comentários: