domingo, julho 04, 2010

Portugal: Moutinho-Lopes a dupla que marcou o fim-de-semana

A saída de Fátima Lopes da SIC para a rival TVI e a saída de João Moutinho do Sporting para o rival FC Porto foram as duas notícias quem mais desiludiram ou criaram novas ilusões em muitos portugueses neste fim-de-semana.

Para muitos é o afirmar de que já nada é sagrado. Para outros é o constatar de que as coisas estão como sempre foram: "o dinheiro faz mover o mundo".

Fátima Lopes sempre foi uma querida para os mais velhinhos e fez companhia em muitas manhãs e tardes a donas de casa ocupadas ou desocupadas nos seus afazeres. João Moutinho era actualmente uma esperança para os sportinguistas (viam nele a esperança num bom encaixe financeiro em tempos tão difíceis pelas bandas de Alvalade) e era sempre tido como o "baixinho" (a sua pequenês fazia-o parecer realmente uma criança), despertando carinho nas hostes verde e brancas.

São dois ícones portugueses que abandonam as suas casas e as trocam por "novas oportunidades" e "passos em frente" na carreira.

Portugal sai reforçado na sua sensatez e refreado na sua loucura.
Fátima Lopes não se transferiu para nenhum canal espanhol, não, ficou cá. Sacrificou-se para se transferir para o canal líder de audiências - a TVI. Moutinho foi coerente (na incoerência), não se transferiu para um qualquer grande da Europa, não, sacrificou-se e, ao invés de ir para Espanha, onde tudo seria mais fácil, assinou pelo FC Porto, demonstrando querer arriscar ser campeão em Portugal (e mostrou dar valor à história: o clube do norte até jáo tinha namoriscado há uns anos...).

Depois de o Governo ter recusado as intenções da Telefónica e demais incursões momentâneas espanholas, estes dois ícones da modernidade pós-europeia portuguesa são hoje símbolos de que Portugal ganhou valor suficiente para que tudo se passe entre paredes, não precisamos de ir para uma Espanha qualquer, ficamos na nossa...

Sem comentários: