segunda-feira, julho 05, 2010

Clientes de TV paga em Espanha perdem RTP Internacional

Os clientes do serviço de televisão paga espanhol Digital Plus (DP) deixaram desde 1 de julho de ter acesso aos canais internacionais, incluindo a RTP Internacional, por decisão da plataforma francesa Canalsat.
A decisão implica que milhares de clientes deixaram de ter acesso a esses canais o que, no caso da RTP, está a provocar intenso debate entre a comunidade portuguesa em Espanha.

No caso da DP, o corte afecta praticamente todos os canais europeus internacionais, incluindo a RAI Internacional e a própria TVE Internacional, numa decisão que a plataforma espanhola diz não ser da sua responsabilidade.
Fonte da DP explicou que nos últimos dias receberam “inúmeros” contactos de clientes sobre o corte dos serviços que só serão restabelecidos, no futuro, se houver interesse para tal.
Tem havido muito interesse. Estes canais não faziam parte da nossa oferta e nós apenas os transmitíamos porque eram distribuídos em sinal aberto pelo satélite Astra”, explicou a fonte.

Fonte da Astra em Espanha explicou que a suspensão da transmissão se deve diretamente a uma decisão do canal de distribuição francês DTH CanalSat, equivalente francês à DP.
Há algum tempo o CanalSat tinha alugado espaço no Astra para transmitir a RTP Internacional e outros canais. Agora deixou de ter esse interesse por necessitar do espaço para outros canais”, disse.

Em comunicado recente a RTP informou que a partir do dia 1 de julho de 2010, o sinal da RTP Internacional deixaria “de estar disponível na plataforma DTH CANALSAT de França, por decisão desta, e, como consequência”, também deixaria “de ser difundido na Europa pelo satélite Astra”.

Sem comentários: