terça-feira, junho 29, 2010

Monte Adriano vai construir três barragens em Cabo Verde

A empresa portuguesa Monte Adriano ganhou o concurso para a construção de três barragens na ilha de Santiago, beneficiando da linha de crédito de 200 milhões de euros disponibilizada por Portugal para projectos de obras públicas.

A assinatura do contrato aconteceu domingo, na presença do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, permitindo a construção, de raiz, das barragens da Faveta, Salineiro e Saquinho, que se juntarão à já construída do Poilão, concluída em 2006, com financiamento da China.

Segundo José Maria Neves, nos próximos dois a três anos, o Governo pretende construir mais 17 barragens, com o objectivo de, até 2015, mobilizar 75 milhões de metros cúbicos de água, o que permitirá alargar a área irrigada do país, criar emprego e reduzir os índices de pobreza. Para já, as três barragens terão um "impacto fundamental na agricultura", pois evitarão o desperdício dos milhões de metros cúbicos de água no arquipélago durante a época das chuvas - entre Julho e Novembro. O Governo, acrescentou, decidiu recentemente lançar um programa para que todos os furos de água no arquipélago sejam equipados com energias renováveis, solar ou eólica, permitindo aos agricultores terem acesso à água a um preço mais competitivo.

Sem comentários: