terça-feira, maio 25, 2010

Secretário de Estado das Comunidades apela aos emigrantes portugueses para investirem em Portugal

O secretário de Estado das Comunidades apelou hoje aos emigrantes portugueses em San Diego, na Califórnia, para que invistam em Portugal, uma forma "segura e credível" de aplicar rendimentos, mas também de ajudar o país em momento de crise.

O apelo de António Braga foi feito durante o centenário das festas do Espírito Santo de San Diego, Califórnia, que juntaram cerca de 5000 pessoas no domingo.
"O investimento em Portugal é seguro, credível. Sendo um país de história e tradição tão ricas e tão longas, é cada vez mais um país de futuro", afirmou o secretário de Estado.

"A economia portuguesa é uma economia muito aberta, e o facto de termos uma diáspora extensa e poderosa do ponto de vista empresarial e financeiro faz com que tenhamos de identificar também e devamos fazê-lo à luz de uma valorização da identificação cultural de matriz portuguesa", adianta.

António Braga dá como exemplo o programa Netinvest, que visa ligar empresários da diáspora e os empresários e economia portuguesa, apoiando a internacionalização das empresas e ajudando ao investimento em Portugal.
"É um apelo que deixamos permanentemente para que essa identificação cultural tenha uma natureza económica que hoje é indissociável do destino e da realização de cada país", adianta.

À comunidade local, o governante levou um donativo de 25 mil dólares (21 mil euros) para o Portuguese Historical Center, uma organização que visa a preservação da cultura, folclore e história dos portugueses de San Diego, a maioria descendentes de pescadores de origem açoriana, madeirense e também algarvia.
O centro oferece aulas de português, guarda o arquivo fotográfico, mantém o monumento aos pescadores de atum em Shelter Island, desenvolve informação e mapas genealógicos, entre outras actividades.

Para António Braga, mais do que o valor monetário, está em causa "um sinal de acompanhamento e de proximidade".
"O facto de esse trabalho ser feito releva para a visibilidade da comunidade aqui. O Governo tinha de dar um sinal. Não é uma questão financeira, mas de proximidade, que anima as pessoas a poderem desenvolver esse trabalho", disse o secretário de Estado.

A participação nos festejos e desfilar pelas ruas de Point Loma, local histórico de assentamento em San Diego, é uma homenagem à "capacidade de integração e cooperação local que esta comunidade tem conseguido".
"A minha presença aqui é um sinal de proximidade, de acompanhamento e sinal de que Portugal não se esqueceu dos portugueses que estão nesta parte da América do Norte", afirmou.

Sem comentários: