terça-feira, maio 25, 2010

Soares da Costa forte nos EUA e Moçambique

O CEO da Soares da Costa prevê um reforço da carteira de encomendas em Moçambique e nos EUA onde espera conseguir mais obras. Em entrevista à agência Reuters, Pedro Gonçalves afirmou que acredita que "Moçambique dentro de um a dois anos vai ter um crescimento importante no volume de actividade. Tem a ver com a nossa participação num programa de lotes de estradas lançados no final do ano passado e que deverão estar a ser adjudicados, sendo que há ainda infra-estruturas para os jogos africanos que se realizarão no próximo ano", acrescentou.

Pedro Gonçalves realçou que, em Angola, o primeiro trimestre não foi, do ponto de vista comercial, muito positivo, "contudo temos expectativa de crescer a um dígito, mantendo as mesmas margens". O responsável pela construtora afirmou ainda que não precisa de um parceiro de capital para desenvolver o negócio em Angola, mas vê com naturalidade a entrada de um parceiro local, caso esta situação se venha a colocar.

Na Guiné-Equatorial, a Soares da Costa já tem identificados alguns projectos no âmbito do Turismo, mas ainda não foram colocados a concurso.
"Já nos EUA, esperamos continuar a crescer na construção. Para além do que vencemos em Abril, ganhámos ainda uma contratação de 30 milhões de dólares em estradas na Florida e que não estão contabilizadas na carteira", admitiu. "Estamos a olhar o mercado de concessões e, nessa área, tenho expectativa de que no curto prazo possa haver novidades, nomeadamente na Geórgia", adiantou.
O grupo tem ainda como prioridade cobrar as dívidas atrasadas dos clientes em Portugal e Angola, que estão a prejudicar a tesouraria, por forma a não ter pressão para recorrer aos mercados de dívida para se financiar em 2010, disse.

Sem comentários: