terça-feira, maio 11, 2010

E Portugal sobrevive a mais uma semana

Portugal sobrevive a mais uma semana.

Factos concretos:
1 - Sexta e Sábado adivinhava-se um semestre muito difícil para o País.
No Conselho Europeu, José Sócrates era obrigado a recuar em toda a linha, adiando obras que achava serem inadiáveis, mas que toda a gente achava serem uma asneira, pelo menos por agora. Levou um puxão de orelhas e descobriu-se que o PEC e outras promessas mil vezes repetidas (do género: "os impostos não vão subir"), não passavam disso mesmo, de promessas. E a mentira volta a compensar.
2 - O SL Benfica foi campeão domingo.
3 - S.S. O Papa Bento XVI visita Portugal entre hoje e quinta-feira.

A comunicação das duras medidas que se iriam ou vão fazer sentir no País foi feita em plenas comemorações do título benfiquista, no domingo. Os noticiários televisivos abriram a falar de economia às 20:00, a correr, porque os adeptos encarnados estavam a festejar o título nacional de futebol e isso interessava potencialmente muito mais aos telespectadores.
Assim, as comemorações do título benfiquista mereceram quase todos os focos.
Sabia-se também que, segunda-feira, as capas dos jornais da imprensa generalista estariam ocupadas quase unicamente com o SLB, com pouco espaço mais para referir as asneiras que se andaram a fazer, pelo menos, nos últimos 15 meses. As televisões neste dia já poderiam "bater" no Governo que a mensagem já tinha passado: vem aí borrasca!

Terça-feira, a imprensa não especializada, agora já dedicada à crise, com quase dois dias de atraso, acaba por ter o problema de ter que dividir atenções entre a dita crise e a cobertura da visita de S.S. O Papa. Num quebra-cabeças, no que se refere à gestão das capas, as atenções à visita papal, são agora redobradas e manter-se-ão até quinta-feira. Além do mais, o tema "visita" já merecia grande destaque, tendo em conta as inúmeras matérias que nas últimas semanas foram saindo.
E a visita do Papa traz esperança num País melhor e com espectativas no futuro, se Deus quiser.
Mas, em princípio, a crise continua e as duras medidas estão ainda a ser discutidas...

Resultado: ninguém ligou patavina ao que interessava: a economia não cresce, está de rastos. Precisamos de receitas extraordinárias e de taxar o 13º mês a quase toda a gente. Interessa lá agora...
Quem pensa nestas coincidências propositadas sabe o que faz.

Mais parecido com isto, só a comoção geral que atravessou Portugal motivada pela crise em Timor, praticamente seguida da morte do ícone Amália Rodrigues, do luto nacional que pôs o País a lacrimejar e "unido" em torno de não se sabe muito bem o quê! A crise estava na rua mas o País adormeceu e as consequências estão hoje à vista!

Fado/Economia
Futebol
Fátima

Viva Portugal!

Sem comentários: