terça-feira, maio 11, 2010

Guiné Equatorial: Portugal vai criar linha de crédito para apoiar investimento português

Portugal vai criar uma linha de crédito para apoiar investimento português na Guiné Equatorial, foi anunciado em Lisboa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em comunicado, por ocasião da visita oficial de dois dias que o chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado realizou à Guiné Equatorial, é anunciado que "serão iniciadas negociações para a abertura de uma linha de crédito" de apoio ao investimento português.

No documento destaca-se ainda os "instrumentos legais" que vão ser assinados ou executados para o "desenvolvimento das relações bilaterais" nas áreas da cultura, economia e investimentos de capitais portugueses na Guiné Equatorial.

[A Guiné Equatorial adoptou o português como língua oficial - tal como o espanhol e o francês. É presidida pelo ditador Teodoro Obiang, que está no poder desde 1979.
Foram navegantes portugueses os primeiros europeus que exploraram o golfo de Guiné em 1471. Fernão do Pó situou a ilha de Bioko nos mapas europeus nesse ano, procurando uma rota para a Índia, a qual baptizou Formosa (no entanto, foi no início conhecida pelo nome de seu descobridor).
Em 1493, D. João II proclamou-se juntamente ao resto dos seus títulos reais como Senhor de Guiné e o primeiro Senhor de Corisco. Os portugueses colonizaram as ilhas de Bioko, Ano Bom e Corisco em 1494, e converteram-nas em postos para o tráfico de escravos.
A principal riqueza do país é o petróleo, sendo que a exportação do barril por habitante é similar à do Kuwait.
]

Sem comentários: