quinta-feira, maio 20, 2010

Feriados

Este é um país dado a palhaçadas e discussões estéreis. Agora a solução de todos os males neste país é acabar com feriados.

Esta gente é louca?

Primeiro os feriados em si não são um problema, problema mesmo é quando o estado começa a dar folgas e tolerâncias de ponto sem destino.

Ao que parece económicamente não existe relação entre os feriados e a produtividade. Enfim, mais uma vez é uma discussão lançada do lado rosa para desviar as atenções dos problema reais sérios e estruturais.

Ante de mais admito que haja uma redução de feriados, especificamente os religiosos, o que não admito é que apresentem isso como uma qualquer solução para um problema não conexo aos dias de descanso.

Vamos a Factos:

Portugal tem 14 feriados, incluindo o Domingo de Páscoa, e excluindo os municipais, que é mais um mas como não tenho termos de comparação não vou usar.

14 feriados, Ano Novo, Carnaval, que às vezes é ou não sendo é como se fosse, sexta feira santa, domingo de páscoa, 25 de Abril, 1º de Maio, Corpo de Deus em Junho, 10 de junho, 15 de Agosto, 5 de Outubro, 1 de Novembro, 1 e 8 de Dezembro e o Natal.


Destes então temos, 8 religiosos incluindo o carnaval e o Natal, 6 Não religiosos. Diria que a conta até está equilibrada. Admito portanto que se mexam nos religiosos, particularmente, o corpo de Deus, o 15 de Agosto que sendo em Agosto a sua influência na produtividade parece-me mínima, o 1º de Novembro (O dia de Finados poderia ser facilmente celebrado no primeiro domingo de Novembro) e o 8 de Dezembro da Imaculada Conceição. Logo aqui Ganhariamos 4.

Nos não religiosos admito que se mexa no 10 de Junho. O dia de Portugal poedria celebrar-se noutra ocasião. Para mim no dia 1º de Dezembro, dia da restauração, ou eventualmente no 5 de Outubro, sobretudo para acabar com a fantochada do festejo da república, mas sim pela celebração do tratado de Zamora, para muitos a verdadeira fundação de Portugal.

PArece-me então que facilmente se retirariam 5 feriados, reduzindo-se a nove sendo que pelo menos um deles será sempre ao domingo, o que na prática de reduziriam a 8.

Tudo bem... isto é possivel, eventualmente desejável, mas de facto, pode-se demonstrar que esta é uma falsa questão. Isto resulta na comparação com outros países.

Portugal - 14 feriados
França - 12 ( 8 religiosos)
Itália - 13 (9 religiosos)
Holanda - 10 (6 religiosos)
Reino Unido - 8 (4 religiosos)
Grécia - 13 (8 religiosos)
Filândia - 15 (10 religiosos)
Estados Unidos - 10 (2 religiosos)
Japão - 15 (5 religiosos parece-me)

O que resulta daqui, para já que os números são muito aproximados, e de resto dois países muito mais produtivos que o nosso têm mais feriados nacionais, e particularmente o Japão aquele país que todos temos que eles trabalham sem parar. Até os EUA têm 10 feriados.

O único país dos analisados que se desvia é o Reino Unido, que tem 8.

Conclusão, a discussão dos feriados é uma discussão estéril e sem sentido.

Sem comentários: