quinta-feira, abril 08, 2010

Satélite lançado pela ESA é o terceiro "Earth Explorers" com empresa portuguesa

O satélite CryoSat-2, que hoje a Agência Espacial Europeia (ESA) lança no espaço para avaliar as alterações climáticas, é o terceiro do projecto "Exploradores da Terra" em que participa a empresa portuguesa Critical Software.

O CryoSat-2, que seguirá para o espaço às 15:57 (14:57 portuguesas) a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, é a terceira missão do programa "Earth Explorers" (Exploradores da Terra) a alcançar a órbita terrestre em pouco mais de 12 meses.
Vai medir com precisão as alterações de espessura do gelo que flutua nos oceanos e as variações de espessura das calotes polares da Gronelândia e Antárctica.
Segue-se ao Explorador do Campo Gravítico e da Circulação Oceânica (GOCE) e à missão para o estudo da Humidade do Solo e da Salinidade dos Oceanos (SMOS), lançados, respectivamente, em Março e Novembro de 2009.
"Orgulhamo-nos de participar nestas missões e de estar nesse limite tecnológico que é a fronteira com o espaço", declarou Bruno Carvalho, gestor de Desenvolvimento de Negócio da Critical Software na área do Espaço.
De acordo com o responsável, no CryoSat-2 a empresa com sede em Coimbra teve a seu cargo a verificação e validação dos sistemas de software mais críticos do satélite, o que exigiu o envolvimento de uma dezena de engenheiros ao longo de três anos.

"Estamos envolvidos em todas as missões dos Exploradores da Terra", referiu Carvalho, acrescentando que estão já a trabalhar com o consórcio que prepara um outro satélite a lançar dentro de dois anos pela ESA e que vai analisar os campos magnéticos.
No entanto, a participação da empresa portuguesa nos satélites "Exploradores da Terra" não se tem limitado a detectar falhas do software, como aconteceu com o CryoSat-2. Noutros casos tem desenvolvido o software de bordo ou o software de controlo no solo, de análise dos dados, de distribuição da informação recolhida.
Bruno Carvalho adiantou que num novo projecto a Critical Software está a participar no desenvolvimento do próprio simulador do satélite, que é usado para treinar as equipas de controlo.
"Há duas vertentes para a Critical ter uma satisfação larga neste projecto. Há uma questão ambiental e ficamos satisfeitos por contribuir para se perceber melhor esse problema. Há também uma questão intrínseca ao próprio projecto, pelo facto de ser dos primeiros em que a Critical esteve envolvida no âmbito do Espaço", sublinhou.

O CryoSat, que teve uma primeira versão que fracassou em 2005, há uma década foi dos primeiros projectos no âmbito do Espaço em que a empresa esteve envolvida.
"Abriu muitas portas. Este foi um dos projectos que ajudou a Critical a ser reconhecida internacionalmente, em particular na ESA, como uma empresa capaz de fazer este tipo de validações", sublinhou.
A Critical Software foi fundada em 1998, como spin-off da Universidade de Coimbra, com um produto para detectar falhas no âmbito do software e cujo principal cliente foi a NASA. Hoje é um grupo empresarial com subsidiárias em Southampton (Reino Unido), San Jose, Califórnia (EUA), São Paulo (Brasil), Bucareste (Roménia) e Maputo (Moçambique).

Sem comentários: