quinta-feira, março 18, 2010

Westerwelle defende-se com exemplo de Álvares Cabral

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão evocou ontem no Parlamento a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral para responder às críticas da oposição sobre convites a empresários para integrarem a comitiva numa recente viagem oficial à América do Sul.

"O Brasil foi descoberto [em 1500] pelo português Cabral, os portugueses viajaram em 13 naus e já sabiam, há 500 anos, que a salvaguarda dos interesses do país aconselha, por vezes, a levar uma comitiva", disse Guido Westerwelle no plenário.

Durante o debate sobre o Orçamento de Estado para 2010, os sociais-democratas (SPD, maior partido da oposição) acusaram Westerwelle de levar amigos, fami- liares e empresários que fizeram donativos ao seu partido, o FDP (liberal), nas comitivas das viagens oficiais ao estrangeiro. 53% dos alemães são contra a presença do companheiro do ministro nas viagens oficiais.
No domingo, após regressar do Brasil, Westerwelle já tinha acusado a oposição de "falta de sentido de Estado", por ter sido criticado enquanto estava ausente do país em missão oficial. O deputado Wolfgang Gherke, do Partido de Esquerda, comparou ontem no Parlamento as viagens do chefe da diplomacia alemã com "festas para vender tupperware, em que se faz publicidade aos produtos alemães".

Sem comentários: