quinta-feira, março 11, 2010

UE entrega 6,1 milhões de euros para eleições nos PALOP e Timor-Leste

A União Europeia entregou hoje ao governo da Guiné-Bissau 6,1 milhões de euros no âmbito do programa de apoio aos ciclos eleitorais nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

A convenção do financiamento, mobilizado no âmbito do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) foi rubricada hoje entre o delegado da comissão europeia na Guiné-Bissau, o embaixador Franco Nulli, e o ministro das Finanças guineense, José Mário Vaz.
Franco Nulli explicou que a verba é destinada a melhorar a capacidade de gestão eleitoral das instituições responsáveis pela coordenação eleitoral nos PALOP e Timor-Leste, adaptar as ferramentas da administração eleitoral, designadamente nos aspectos da língua portuguesa, e fomentar a participação dos jovens e mulheres nos actos eleitorais.

O dinheiro também servirá para melhorar as capacidades dos Parlamentos daqueles países, bem como a intervenção dos órgãos de comunicação social nos processos eleitorais.
O delegado da Comissão Europeia em Bissau sublinhou que os 27 pretendem com este apoio ajudar no "fomento do exercício da cidadania" e na consolidação dos direitos cívicos e políticos das populações dos seis países que irão beneficiar do financiamento.
Franco Nulli disse que a Europa espera ver consolidada cada vez mais a democracia, o Estado de Direito e o respeito pelos direitos humanos nos seis países.

Sem comentários: