segunda-feira, março 15, 2010

Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde, vai geminar-se com Lagos

O município cabo-verdiano da Ribeira Grande de Santiago, conhecida por Cidade Velha, a 15 quilómetros a oeste da Cidade da Praia, vai geminar-se com o município português de Lagos, no Algarve.

O presidente da edilidade da cidade berço de Cabo Verde, Manuel de Pina, adiantou que a Câmara de Lagos aprovou a proposta de geminação com a Cidade Velha, que, por sua vez, deverá também proceder à respectiva aprovação na próxima sessão da assembleia municipal local.
A decisão foi tomada na sequência dos diversos contactos que as duas edilidades, "ligadas por laços históricos importantes", têm mantido nos últimos anos.
Manuel de Pina adiantou que, a 24 de Abril próximo, a edilidade lacobrigense vai inaugurar uma artéria contígua aos novos Paços do Concelho, em Lagos, a Rua Ribeira Grande de Santiago.

Lagos é a terceira localidade portuguesa a geminar-se com a Cidade Velha, depois de Guimarães e da Ribeira Grande (Açores). A Ribeira Grande de Santiago está também geminada com Gorée (Senegal).
"Foi de Lagos que partiram as caravelas que, há 550 anos (em 1460), acharam a ilha de Santiago, dando depois origem à Ribeira Grande, a primeira cidade construída por europeus a sul do Trópico de Câncer", salientou o presidente da Câmara da cidade, que, em Junho de 2009, foi elevada pela UNESCO a Património Mundial da Humanidade.

Sem comentários: