quinta-feira, março 04, 2010

Programa do 35.º aniversário da independência de Cabo Verde é conhecido no final de Março

O programa definitivo das comemorações, este ano, do 35.º aniversário da independência de Cabo Verde e dos 550 anos da descoberta do arquipélago só será conhecido dentro de duas ou três semanas, disse hoje fonte governamental cabo-verdiana.

Fernanda Marques, a nova ministra do Ensino Superior, Ciência e Cultura e que, por inerência, preside à Comissão Executiva da organização das celebrações das duas datas, disse aos jornalistas, porém, que as comemorações "terão grande dignidade", mas nada mais adiantou.
A nova ministra, empossada terça feira, questionada sobre se Portugal vai apoiar e estar presente nas celebrações das duas datas, remeteu para a embaixada portuguesa na capital cabo-verdiana, limitando-se a adiantar que, "por razões históricas, não pode ser dissociado" das diferentes iniciativas.
Fernanda Marques falava aos jornalistas no final das quase três horas da primeira reunião das comissões de Honra, presidida pelo chefe de Estado cabo-verdiano, Pedro Pires, e Executiva, que lidera, para definir o programa das celebrações.

Cabo Verde celebra, este ano, os 550 anos da descoberta do arquipélago (Maio de 1460), os 35 da Independência Nacional (5 de Julho de 1975) e o primeiro aniversário (26 de Junho de 2009) do reconhecimento da Cidade Velha como Património Mundial da Humanidade.

Sem comentários: