terça-feira, fevereiro 09, 2010

Israel propõe à TAP voos para Portugal e garante ocupação mínima para rentabilizar ligação

O governo e um operador turístico de Israel apresentaram à TAP uma proposta para criar voos directos entre Lisboa e Tel Aviv e garantem a ocupação mínima de lugares para rentabilizar a ligação, disseram hoje responsáveis governamentais.

"Estamos convencidos que os nossos esforços vão ter sucesso e vamos criar os voos directos", disse o ministro do Turismo de Israel, Stas Misezhnikov, no stand de promoção judaica da Serra da Estrela na abertura da principal feira de turismo do país. Segundo o governante, "há muitas pessoas que querem estar em Portugal e muitas outras que procuram Israel, não só em Portugal, mas também no Brasil", destacou num encontro com Jorge Patrão, presidente do Turismo da Serra da Estrela (TSE) - que nos últimos anos têm apostado no património sefardita da região.
A ideia de Misezhnikov é que os voos directos sirvam, "não só Portugal, mas também o sul do Brasil". "Isso será de grande utilidade para todos nós. Penso que vai aumentar o número de turistas entre os nossos países".

Elazar Cohen, representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel e conselheiro económico da embaixada em Portugal, detalhou que há um operador que garante à TAP a rentabilidade dos voos. "Tivemos uma reunião muito frutífera com o presidente da TAP e em que participou uma grande operadora, Fliynig Carpet", referiu, acrescentando que "a TAP põe duas aeronaves semanais entre Tel Aviv e Lisboa, sem enfrentar qualquer risco. Agora vamos trabalhar nos pormenores desta proposta".

A ligação directa entre Portugal e Israel é encarada como uma prioridade "para desenvolver o turismo ligado ao mundo judaico", defendeu Jorge Patrão, presidente da TSE. A região e os municípios de Belmonte, Guarda e Trancoso organizam de 1 a 7 de Novembro deste ano o Primeiro Festival da Memória Sefardita Portuguesa, "culminar da aposta na herança e nas marcas vivas do judaísmo na região". O evento está a ser promovido hoje e quarta-feira na Feira Internacional de Turismo do Mediterrâneo, em Tel Aviv, Israel.

Sem comentários: