quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Detido em Cabinda o engenheiro Barnabé Paca Peso, activista cívico

in Notícias Lusófonas

Foi detido no passado dia 14,às 7:00 horas, na cidade de Cabinda, o engenheiro Barnabé Paca Peso, 40 anos de idade, empresário e activista cívico da extinta Mpalabanda.

Conhecido vulgarmente por Engenheiro Bayó, encontrava-se em sua casa, no bairro 4 de Fevereiro, quando a Polícia procedeu a uma busca à sua residência. Não há qualquer informação se ao detido foi exibido mandado de captura, nem tão pouco sobre as acusações que pesam sobre ele. Até ao momento, não há também informações sobre o seu paradeiro.
Presume-se que a detenção seja a pretexto do ataque protagonizado pela FLEC contra coluna militar que transportava a equipa do Togo em Janeiro último. A detenção surge num momento em que o regime reforçou a segurança em todo o tarritório de Cabinda. Os activistas ligados à extinta Mpalabanda são vítimas de intimidações, muitas vezes camufladas, de pressões, ameaças e detenções por parte dos serviços de inteligência angolana (Sinfo). Ao mesmo tempo surgem rumores da identificação de um fornecedor de armas à FLEC, cujos passos têm sido seguidos pelos serviços de inteligência angolana.

Sem comentários: