segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Corpo diplomático e governo reúnem-se em Cabo Verde para estudar parcerias

Mindelo (ilha de São Vicente) acolhe hoje o III Encontro de Embaixadores e Representantes de Organismos Internacionais, que pretende analisar a possibilidade de aumentar a qualidade e quantidade de parcerias de Cabo Verde.

Subordinado ao lema "Enfrentar a Conjuntura Internacional, Alargando e Reforçando Parcerias", o encontro, conta com a presença de todos os chefes de missões diplomáticas, incluindo a embaixadora de Portugal Graça Guimarães Andresen, e de organismos internacionais acreditados em Cabo Verde.
Na sessão de abertura estão o primeiro ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, respetivamente José Maria Neves e José Brito, além de entidades locais.

Os trabalhos, que decorrerão numa unidade hoteleira do Mindelo, centram-se em quatro temas principais: "A Situação Económica de Cabo Verde e Perspetivas", "Cluster Mar", "Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil (SNIAC)" e "Política Externa de Cabo Verde".
José Brito referiu-se ao empenho do seu ministério e de outros departamentos governamentais na promoção de ilha de São Vicente e das suas instalações portuárias, tendo em vista a criação de parcerias e alianças estratégicas.
"É nesse quadro que organizamos o terceiro encontro de todos os embaixadores acreditados em Cabo Verde", disse o chefe da diplomacia cabo-verdiana, lembrando que o primeiro decorreu em 2008 na Cidade da Praia (Santiago) e o segundo na ilha da Boavista.
O encontro contará igualmente com representantes de algumas das maiores empresas do arquipélago, como os presidentes dos Conselhos de Administração da ENAPOR (portos), Franklin do Rosário Spencer, e da Frescomar (exportação), António Blanco.

Sem comentários: