quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Como transformar uma mesa num ecrã multi-toque. Tudo com uma folha de plástico

Os globos que foram parar às arrecadações das escolas primárias poderão vir a ser resgatados em 2010 e apanhar boleia do Google Maps. Basta que sejam reciclados com uma nova tecnologia portuguesa, a Displax Multitouch Technology, que transforma qualquer superfície num ecrã multi-toque. Se esta película for aplicada a um globo mundo, bastará tocar num ponto para ver um vídeo ou informações sobre a região que foi tocada.

Miguel Oliveira, presidente da Edigma, que criou a tecnologia, explica ao i que a grande inovação da Displax é o multi-toque, visto que já existem no mercado películas de polímeros sensíveis a um ou dois toques. No entanto, nunca tinha sido visto um protótipo tão avançado como aquele que a Edigma apresentou na feira Integrated Systems Europe (ISE), em Amsterdão, entre 2 e 4 de Fevereiro. A tecnologia portuguesa inclui sensibilidade ao sopro, o que significa que é possível, por exemplo, apagar velas electrónicas. "O Air Flow Detection deixou o mercado estarrecido na ISE", garante Miguel Oliveira, que promete o lançamento oficial da inovação no terceiro trimestre de 2010. Os engenheiros da Edigma, sediada em Braga, estão a trabalhar na película multi-toque há 18 meses e já têm vários protótipos a serem testados em vários países. Quando for apresentada, a tecnologia pode virtualmente ser aplicada a qualquer mercado, desde escolas a museus, lojas e até canais de televisão. Mas como é possível transformar uma simples folha de plástico num ecrã electrónico multi-toque? Oliveira sintetiza assim: "Pega-se numa folha de plástico transparente e colocam-se lá nano-fios". Ou seja, fios tão pequenos que não são visíveis, daí caberem numa película tão fina.

"Depois, adicionamos o controlador electrónico, que detecta até 16 dedos em simultâneo", continua o responsável da empresa. Por fim, "ao tocar no filme, há uma perturbação que descodifica o local onde está a interacção dos dedos". A película pode ser aplicada a superfícies transparentes de grande dimensão e ser usada por múltiplos utilizadores em simultâneo, o que representa uma novidade absoluta.
Até agora, a indústria esteve formatada a películas com apenas um toque ou duplo toque (single/dual touch).

Sem comentários: