segunda-feira, janeiro 11, 2010

Três construtoras portuguesas no top 100 europeu

Três empresas portuguesas figuram no ranking das 100 maiores empresas europeias do sector da construção, segundo o estudo “European Powers of Construction”, divulgado hoje pela consultora Delloite.

As três empresas em causa são a Mota-Engil SGPS SA, que subiu 26 lugares em relação a 2007 e encontra-se em 45º lugar da lista, seguida da Teixeira Duarte e da Soares da Costa, que entram directamente para o 78º e 86º lugares da tabela, respectivamente. Trata-se da sétima edição deste estudo desenvolvido pela consultora Delloitte e é a primeira vez que Portugal conta com três construtoras no top 100. Segundo o documento, a francesa Vinci continua a ser líder do mercado de construção europeu. No entanto, por países, o Reino Unido é quem mais construtoras coloca no ranking da Delloite, com 27 firmas, seguido da Espanha, com 11, e da Holanda, em terceiro lugar, com dez empresas.
As três empresas portuguesas no ranking conferem a Portugal o 11º lugar da lista em igualdade com a Dinamarca e a Finlândia.

O "European Powers of Construction 2009 apresenta o ranking anual das 100 maiores empresas europeias de construção, baseado nas receitas de construção, e faz a análise profunda dos desafios futuros decorrentes do actual ambiente económico”, escreve a Deloitte no seu sítio na Internet. Segundo a consultora europeia, o relatório revela que, a nível europeu, “o ano de 2009 tem sido marcado pela recessão, com o sector da construção a ser um dos mais duramente atingidos”.

Sem comentários: