segunda-feira, janeiro 04, 2010

PR da Guiné-Bissau analisa caso Bubo Na Tchuto com o Governo, Forças Armadas e PGR

O presidente guineense convocou o Governo, o procurador-geral da República e o chefe das Forças Armadas para analisarem o caso do ex-chefe da Armada Bubo Na Tchuto, refugiado na sede da ONU em Bissau, avançou fonte governamental.

De acordo com a mesma fonte, o presidente Malam Bacai Sanhá, regressado ao país recentemente após longa ausência por doença, "pretende saber o que se passa" e "quais as medidas que possam ser adoptadas" para a resolução do caso Bubo Na Tchuto.
Recorde-se que o contra-almirante Na Tchuto está refugiado na sede da ONU em Bissau há uma semana, após entrar no país de forma clandestina, vindo da Gâmbia, onde se encontrava exilado desde Agosto de 2008, após ter sido acusado pelo Estado-Maior das Forças Armadas de ser o líder de uma alegada tentativa de golpe de Estado.
O governo da Guiné-Bissau exigiu à ONU a entrega imediata e incondicional do oficial, invocando a necessidade de este ser apresentado à justiça para ser julgado pelos crimes de que é suspeito: tentativa de golpe de Estado, tentativa de alteração de Estado de Direito e deserção.

A ONU pediu calma ao Executivo guineense, argumentando com a necessidade de se encontrar uma solução pacífica e legal para o caso, mas sempre salvaguardando as normas do direito internacional.
Após a reunião na Presidência, as autoridades guineenses irão ter um encontro com o representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba, regressado esta madrugada das férias no Ruanda, o seu país de origem.

Sem comentários: