sexta-feira, janeiro 22, 2010

Comentadores de Futebol - O Fora de Jogo

Muitos doutos comentadores aproveitam a sua tribuna para vociferar o seu clubismo, sejam de que clube forem.

Assim resolvi fazer um serviço público a Rui Moreira, Oliveira e Costa e a Guilherme Aguiar, que segundo o que vi muito falam mas na realidade não conhecem a lei.

Desde já faço o minha advertência, dos três senhores não conheço pessoalmente nenhum, nem quero insultar ninguém. Sobre Guilherme Aguiar e Oliveira e Costa prefiro não partilhar a minha opinião sobre eles, sobre Rui Moreira admiro-o imenso seja pela sua racionalidade apesar do clubismo, e ainda mais pela sua carreira profissional e associativa.

Dito isto, recordo que estes senhores insistiram que o jogador do Benfica, Ramires estava em fora de jogo no primeiro golo do SLB frente ao Marítimo na Madeira no último Fim de Semana e que culminou em 0-5.

Segundo estes senhores num primeiro momento o Jogador Ramires não estaria fora de jogo mas como deu um passo em direcção à bola e não se desinteressou do lance imediatamente ficou fora de jogo. Insistentemente Oliveira e Costa afirmou aos telespectadores, que como não se desinteressou do lance era fora de jogo e que vinha na lei. E vincou variadíssimas vezes, "vem assim na Lei".

Por mera curiosidade fui ver a Lei, e o que diz a Lei:

Um jogador na posição de fora-de-jogo só deve ser penalizado se, no
momento em que a bola é tocada ou jogada por um colega de equipa, o jogador
toma, na opinião do árbitro, parte activa do jogo:

■intervindo no jogo
ou
■influenciando um adversário ou
■tirando vantagem dessa
posição
Ora peço ao senhor Oliveira e Costa que me explique muito bem explicadinho onde na lei fala de se desinteressar ou interessar pela jogada faz com que um jogador esteja ou não esteja em fora de jogo.
Mas define-se mais claramente o que significa influenciar um adversário e tirar vantagem da posição:


■“influenciando um adversário” significa impedir um adversário de jogar ou de poder jogar a bola, obstruindo claramente a linha de visão ou os movimentos do adversário, ou fazendo gestos ou movimentos que, no entender do árbitro, engane ou distraia o adversário
■“tirar vantagem dessa posição” significa jogar a bola que ressalta de um poste ou da barra para ele, estando em posição de fora-de-jogo, ou jogar a bola que ressalta num adversário para ele, estando em posição de fora-de-jogo.

Peço-lhe então caridosamente que explique como interviu Ramires no jogo se não tocou na bola, como influenciou o adversário se não obstruiu claramente nem a visão nem os movimentos de ninguém, nem enganou nem distraiu nenhum adversário e não tirou vantagem da posição.

É só uma recomendação, se estes senhores gostam de falar de futebol, como muitos outros gostam, se têm uma audiência que os respeita e respeita as suas opiniões, têm o dever pelo menos de não enganar os seus espectadores com base no clubismo. A lei é clara, porquê então distorcer o espírito e as palavras da lei em prol de clubismos cegos.

Sem comentários: